O Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER) do Banco do Nordeste (BNB) foi fundamental na articulação que resultou na entrega dos títulos de posse às famílias do Assentamento Ulisses Pernambucano, realizada em 29 de janeiro de 2026, no Sítio Sete Estrelas, no município de Igarassu (PE).
A ação foi executada pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (ITERPE), atendendo a uma demanda histórica da comunidade, organizada e encaminhada por meio das instâncias locais do PRODETER, que atuaram na mobilização dos produtores e na interlocução com os órgãos públicos.
Para o gerente executivo da Célula de Desenvolvimento Territorial da Superintendência do BNB, Josué Lucena, a entrega dos títulos representa um marco para as famílias assentadas, ao garantir segurança jurídica da terra e viabilizar o acesso a políticas públicas, linhas de crédito, assistência técnica e investimentos produtivos.
O agente de desenvolvimento do BNB, José Rosmero destacou que a iniciativa, além de fortalecer a cidadania, contribui para a permanência das famílias no campo.
O evento reforçou o papel do PRODETER como instrumento de articulação territorial, promovendo soluções integradas para o desenvolvimento rural sustentável, em parceria com instituições estaduais e comunidades locais.
A iniciativa reafirma o compromisso do Banco do Nordeste com a regularização fundiária, a valorização da agricultura familiar e o fortalecimento dos territórios rurais, por meio de ações construídas de forma participativa e alinhadas às necessidades reais das comunidades.














Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.