Fotos: Djalma Pankararu
O Engenheiro Eletricista Djalma Pankararu, indígena da etnia Pankararu, mora em São Paulo. Nas férias, ele visita Tacaratu, onde realiza um trabalho voluntário sobre Eficiência Energética em Território Indígena. O trabalho também é realizado em São Paulo, em parceria com o Projeto Casulo do Real Parque, para alcançar o povo Pankararu dessa aldeia.
Djalma descreve sua atuação em Tacaratu, na Aldeia Brejo dos Padres, no projeto que tem como objetivo promover a cultura de uso consciente e seguro da eletricidade. "Nas férias, aproveito para tirar algumas horas, em dois ou três dias, para juntar uma turma e passar esses conhecimentos, que servem tanto para a vida profissional quanto para ajudar na comunidade. Já fizemos dois encontros presenciais na Aldeia do Brejo dos Padres e um encontro remoto", afirma o Djalma.
Todos os alunos recebem o certificado de participação, que pode enriquecer o currículo do participante, principalmente para o mercado de trabalho.
"Em 2023 e 2024, estávamos com turma de Informática e, no segundo semestre de 2025, formamos uma turma de Elétrica. Se houver novos recursos do projeto Casulo, vamos montar mais uma turma de Elétrica para o próximo semestre (final de 2026).
O projeto Casulo ainda atende a comunidade com outros cursos, eventos e atividades. As fotos acima são do mais recente encontro, em janeiro de 2026, com mini-curso sobre energia solar fotovoltaica.
Sobre projetos para o futuro, Djalma demonstra propósito. "Sabendo da necessidade e da carência de informação sobre o uso seguro da energia nesses territórios, meu desejo é que esse trabalho alcance outras comunidades indígenas e seus entornos", finaliza o engenheiro elétrico.
No Instagram e Facebook da Pankararu Energia tem algumas publicações sobre o trabalho realizado junto com o projeto Casulo.
Abaixo, veja fotos do encontro de 2024, com curso de Eletricidade Básica. Na oportunidade, Djalma aproveitou para fazer uma palestra para crianças, também sobre Eletricidade.
Com informações e fotos de Djalma Pankararu














Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.