20 julho 2025

Petrolândia: Farmácia 2 Irmãos, na saúde sua melhor opção, é referência na cidade e região

A Farmácia 2 Irmãos está localizada na Avenida Prefeito José Gomes de Avelar, 43 - Centro de Petrolândia, em frente à Praça dos Três Poderes. Telefone: 3851-1529. Funciona de segunda a sábado, das 7h00 às 20h20,


Farmácia 2 Irmãos, na saúde sua melhor opção, é referência na cidade de Petrolândia e região

A Farmácia de Anselmo, como é também é conhecida, funciona de segunda a sábado, das 7h00 às 20h20, com completo sortimento de medicamentos, aplicação de injeções e aferição gratuita de pressão arterial.

A organização da Farmácia 2 Irmãos é de Anselmo Gomes dos Santos, farmacista reconhecido com vários prêmios de pesquisas de opinião pública.

A Farmácia 2 Irmãos está localizada na Avenida Prefeito José Gomes de Avelar, 43 - Centro de Petrolândia, em frente à Praça dos Três Poderes. Telefone: 3851-1529.

A organização da Farmácia 2 Irmãos é de Anselmo Gomes dos Santos, farmacista reconhecido com vários prêmios de pesquisas de opinião pública.

Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Confira o cardápio completo de César da Feijoada neste domingo (20/07/2025) e faça seu pedido

 

Confira o cardápio completo de César da Feijoada neste domingo, 20 de julho de 2025, e faça seu pedido pelo (87) 9.9995-6667

Os pedidos também podem ser feitos através do site LINK PARA PEDIDOS:

Blog de Assis Ramalho
Informação: César da Feijoada

Petrolândia (PE) ''Seu Tita, memória viva da história da Estrada de Ferro da antiga Petrolândia chega aos 100 anos; conheça a história do "último homem do trem"


Em 1943, aos 18 anos, seu Tita começou a trabalhar na estrada de Ferro na estação do trem. No "retrato" na parede de sua residência, imagem do inesquecível trem que fazia o percurso de Jatobá (Petrolândia) à estação do Moxotó


Na sexta-feira, 18 de julho de 2025, Assis Ramalho entrevistou uma lenda viva da história de Petrolândia. Seu” Tita, juntamente com a família, comemorou seus 100 anos de vida. Apesar dos distúrbios vocais, por causa de seus longos anos de vida, ele fez relatos dos tempos em que trabalhou na manutenção da linha do trem que fazia o percurso de Jatobá (Petrolândia) à estação do Moxotó.

Aos 100 anos de vida, Seu Tita é memória viva da história da Estrada de Ferro da antiga Petrolândia. Conheça a História de: SEU TITA 


“Seu” Tita, como é conhecido, nasceu em Jatobá, em 18/01/1925, quando Petrolândia(PE) tinha esse nome. Foi o último filho de Maria Madalena Gomes (filha de Ágda do Brejo) e Manoel Pedro da Silva (Nêgo), dos quais recebeu o nome de Francisco Gomes da Silva. É irmão de Luiz José Gomes (Zé Preto), Otacílio, Maria das Dores e Laura.

Seu pai, pedreiro, trabalhou para João Leal, João Serafim , em Tacaratu e outros, construindo muitas casas na velha Jatobá ( antigo nome de Petrolândia –PE), numa época em que a cidade começava a crescer. Ele também fazia filtros de pedra quadrados e redondos. Os filtros eram esculpidos em pedra alva e arenosa, tiradas do serrote de Maria Bárbara, perto do Brejinho de Fora, terras de D. Ana Campos. Nela era desenhado um círculo onde se cavava internamente formando um grande buraco. Depois virava esse buraco para baixo e esculpia-se o lado externo do filtro,alisando-o com outra pedra de forma a fazer nela um bico . O formato final do filtro se assemelhava a um grande peito de mulher oco. Colocado em cima de um gradeado de madeira, com a parte oca virada para cima onde a água era depositada, a pedra filtrava a água que de pingo em pingo enchia um pote colocado logo abaixo. Era água friinha gostosa de beber, diz ele.

A família morava, em Jatobá, num beco por trás do antigo Ponto Ideal , De D. Celestina , onde na esquina foi construída a Igreja dos Evangélicos, que ficava em frente a pracinha Nova. A pracinha não existia ainda, no seu lugar havia um terreno limpo, onde, no seu tempo de rapazinho, seu Tita viu muita festa acontecer. Era o ringue construído por João Leal, que a exemplo de um ringue de patinação, era um piso cimentado á céu aberto, onde Panta colocava difusora e o povo fazia festa , pois na cidade não havia clube. Não havia rua de frente, ali passava o trilho do trem. De sua casa dava pra avistar até o cemitério.

Petrolândia: Bruno Marques e Fabiano reúnem lideranças de mais de 15 cidades em homenagem a João Campos

 

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), recebeu o título de Cidadão Petrolandense neste sábado, 19 de julho de 2025

Marília Arraes, prima de João Campos, participou da comitiva do prefeito do Recife e novo cidadão petrolandense
 


Folha das Cidades

>>> Veja todas as Fotos (Crédito: Caio Ramalho)

Petrolândia foi palco, neste sábado (19), de um evento que extrapolou o simbolismo de uma homenagem para se tornar um verdadeiro ato político de articulação regional. O prefeito do Recife, João Campos (PSB), recebeu o título de Cidadão Petrolandense em uma cerimônia marcada por discursos fortes, apoios estratégicos e a presença de lideranças de ao menos 15 cidades do estado.

A iniciativa partiu do pré-candidato a deputado estadual, Bruno Marques, e de seu pai, o prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques, que, junto aos vereadores do município, prestaram a honraria ao socialista.

A solenidade não apenas celebrou a entrega do título, como também evidenciou a consolidação de um bloco político em torno do nome de João Campos, pré-candidato ao  governo de Pernambuco nas eleições de 2016. A fala de Bruno Marques durante a cerimônia foi direta:

"Pernambuco está precisando de alguém que cuide do estado. As carências são muitas. Temos andado, conhecido pessoas desde 2022, e vendo que o estado precisa de um administrador com olhar para o futuro, fazendo no presente. E hoje é preciso alguém como você para botar as coisas pra frente. Eu quero dizer que a gente vai estar junto nessa caminhada. Pode contar comigo para o que precisar", declarou o pré-candidato.

Fabiano Marques, por sua vez, destacou o significado do momento como símbolo de união e gratidão. “Celebramos esse momento com alegria, entregando o título a um gestor que tem mostrado compromisso com o povo. João representa renovação e força política que o Sertão quer ver liderando Pernambuco”, afirmou o prefeito.


Já João Campos, visivelmente emocionado, destacou a importância simbólica e pessoal da homenagem: “Que alegria este título de Cidadão Petrolandense, o primeiro que recebo no Sertão de Pernambuco. Gratidão demais por esse município cheio de belezas e que sempre me recebeu tão bem. Sempre que passo pelo lado de Itaparica lembro da primeira vez que vim com meu pai e fiquei simplesmente encantado”, declarou.

A solenidade reuniu um amplo arco de lideranças políticas de todas as regiões do estado, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e representantes dos municípios de Betânia, Tacaratu, Buíque, Jataúba, Jatobá, Quixaba, Cabrobó, Orocó, Inajá, Floresta, Belém do São Francisco, Itacuruba, Águas Belas, Manari e Parnamirim, entre outros — sinalizando que a costura política em torno de João Campos e Bruno Marques ultrapassa ganha densidade em todas as regiões.

Com o gesto político e o respaldo de lideranças sertanejas, Bruno Marques reforça sua musculatura como pré-candidato e se apresenta como elo entre o Sertão e o futuro projeto de governo para Pernambuco, encabeçado pelo prefeito da capital pernambucana..

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Petrolândia: Em entrevista a Assis Ramalho, João Campos fala sobre título de Cidadania, parceria assumida com o prefeito Fabiano Marques e de seu apoio ao pré-candidato a deputado estadual Bruno Marques

Evento com João Campos em Petrolândia em registro de Kathyane Xavier - Veja abaixo


Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Em entrevista a Assis Ramalho, João Campos fala sobre título de Cidadania, parceria assumida com o prefeito Fabiano Marques e de seu apoio ao pré-candidato a deputado estadual Bruno Marques


Na tarde deste sábado (19), o prefeito de Recife, João Campos (PSB), recebeu o título de Cidadania Honorária Petrolandense, na cidade de Petrolândia, sertão de Pernambuco. Marília Arraes, prima de João Campos, participou da comitiva do jovem prefeito.

 A solenidade também reuniu um amplo arco de lideranças políticas de todas as regiões do estado, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e representantes dos municípios de Betânia, Tacaratu, Buíque, Jataúba, Jatobá, Quixaba, Cabrobó, Orocó, Inajá, Floresta, Belém do São Francisco, Itacuruba, Águas Belas, Manari e Parnamirim, entre outros — sinalizando que a costura política em torno de João Campos e Bruno Marques ultrapassa ganha densidade em todas as regiões.

Animado com música, o evento foi realizado no Projeto Apolônio Sales, na zona rural de Petrolândia, na chácara da mãe do prefeito Fabiano Marques (Republicanos), em almoço servido a grande número de correligionários, apoiadores e aliados.

O título de cidadania concedido pela Câmara Municipal de Petrolândia, com assinatura de 10 dos 13 vereadores, consolida a adesão do prefeito Fabiano Marques à caminhada de João Campos em busca do Governo de Pernambuco, no próximo ano, em contrapartida do apoio do mandatário recifense ao pleito de Bruno Marques que visa uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Em entravista ao Blogueiro e radialista Assis Ramalho, João Campos falou sobre parceria assumida com o governo de Fabiano Marques, de seu apoio ao pré-candidato a deputado estadual Bruno Marques, e fez análise sobre a sua corrida eleitoral para eleições de 2026. VEJA NO VÍDEO A ENTREVISTA CONCEDIDA A ASSIS RAMALHO


SAIBA MAIS
Petrolândia: Bruno Marques e Fabiano reúnem lideranças de mais de 15 cidades em homenagem a João Campos

Garanhuns/PE registra menor temperatura em 26 anos



Garanhuns é uma das cidades com temperaturas mais baixas de Pernambuco — Foto: Ailton Vieira

Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, registrou 15,2°C, a menor temperatura na cidade desde 1999, de acordo com dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

A temperatura foi registrada na terça-feira (16). A previsão para os próximos dias segue com noites e madrugadas geladas, especialmente no interior, com pouca nebulosidade e sem expectativa de chuva de forte intensidade.

Conhecida como “Suíça Pernambucana” e “Terra da Garoa”, Garanhuns tem clima ameno e paisagens serranas. Em julho, período de inverno no Hemisfério Sul, a cidade sedia o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), evento que atrai milhares de turistas de várias partes do Brasil, interessados nas baixas temperaturas e na programação voltada para atrações culturais e artísticas.

Por que faz tanto frio em Garanhuns?

Conhecida como "Suíça Pernambucana", Garanhuns chama atenção pelas baixas temperaturas, mesmo estando no Nordeste do Brasil, região geralmente marcada pelo calor. O motivo principal está na sua localização geográfica: a cidade está situada a cerca de 890 metros acima do nível do mar.

Segundo o meteorologista da Apac, Roberto Pereira, a temperatura tende a cair cerca de 7°C a cada quilômetro de elevação. Isso significa que, em relação a cidades litorâneas, Garanhuns pode registrar temperaturas até 6°C mais baixas, especialmente durante o inverno.

“O inverno é o período em que o sol está mais distante de um dos hemisférios. Por isso, é normal que ocorram dias mais frios, especialmente nas áreas mais elevadas”, explica o meteorologista.

A alta altitude, combinada com outras condições atmosféricas, ajuda a explicar o frio típico da cidade. Outro fator determinante é a baixa umidade do ar. A ausência de nuvens durante a noite faz com que o calor acumulado no solo durante o dia se dissipe rapidamente, provocando madrugadas ainda mais frias.

Além disso, ventos e tempo seco intensificam a sensação térmica, ou seja, fazem com que o frio sentido no corpo seja ainda mais intenso do que o indicado nos termômetros. Essas características tornam o clima de Garanhuns um atrativo à parte, especialmente no inverno.

Por g1 Caruaru

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 33 milhões; Confira as dezenas e sorteio deste sábado (19) das demais loterias da CAIXA; Em Petrolândia/PE as apostas são realizadas na Lotérica Nogueira

 

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 2.890 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (19), em São Paulo. O prêmio acumulou e o valor para o próximo sorteio é de R$ 33 milhões.

Veja os números sorteados: 15 - 16 -18 - 32 - 35 - 54

Ninguém conseguiu os 6 acertos, e a premiação acumulou para R$ 33 milhões;
5 acertos: 49 apostas ganhadoras, cada uma vai receber R$ 60.620,89;
4 acertos: 3.360 apostas ganhadoras, cada uma vai receber R$ 1.262,93;

O próximo sorteio acontece na terça-feira (22).


Em Petrolândia/PE as apostas são realizadas na Lotérica Nogueira na Avenida Auspício Valgueiro de Barros