29 agosto 2025

Petrolândia/Portugal: Mestre em História da Educação pela Universidade Lusófona de Lisboa, petrolandense Maria do Socorro Ramalho participa da Feira do Livro do Porto/2025 - Saiba quem é ela

  

Moradora da cidade de Coimbra/Portugal, petrolandense Maria do Socorro Ramalho na Feira do Livro do Porto/2025 - Foto/arquivo pessoal



Licenciada em História pela UPE , pesquisadora da rede Estadual do Ensino Médio e Superior e Mestre em História da Educação pela Universidade Lusófona de Lisboa, Portugal, a petrolandense Maria do Socorro Ramalho Braga participou da Feira do Livro do Porto 2025.

Com uma longa tradição na cidade Invicta, a Feira do Livro do Porto é um dos momentos mais aguardados do calendário cultural portuense, atraindo milhares de visitantes de todas as idades. Este evento anual tem um papel fundamental na promoção da leitura e na divulgação de obras literárias, contribuindo para o enriquecimento cultural da cidade e da região.

Maria do Socorro Ramalho Braga (centro da foto)

''Este ano tive a honra de participar como autora, junto a outras autoras e autores, do lançamento do Livro: Como Seria o Mundo Governado por Crianças ? Editora Ser Poeta, um projeto entre Brasil e Portugal'' disse a petrolandense, que reside na cidade de Coimbra /Portugal. SAIBA MAIS ABAIXO DESTA MATÉRIA QUEM É MARIA DO SOCORRO RAMALHO BRAGA.

Sobre a feira
A Feira do Livro do Porto de 2025 foi frealizado entre os dias de 22 de agosto e 7 de setembro, nos Jardins do Palácio de Cristal. Este grande encontro literário reúne editoras, autores e leitores para celebrar a literatura em todas as suas formas. Durante mais de duas semanas, o público participou em sessões de autógrafos, lançamentos, debates e diversas atividades para crianças e muito mais.

A Feira do Livro do Porto 2025 foi realizadae nos Jardins do Palácio de Cristal.

A Feira do Livro do Porto 2025 oferece uma programação diversificada para todas as idades. O evento destaca-se por promover a literatura e a cultura, reunindo autores, editoras e leitores num ambiente inspirador. Debates e conversas: painéis com escritores, críticos e especialistas discutem temas atuais e literários.

QUEM É MARIA DO SOCORRO RAMALHO BRAGA?

Maria do Socorro Ramalho Braga, é filha de Antônio Nunes e de Expedita Ramalho . Nasceu no Mundo Novo, distrito de Petrolândia. Fez o ensino básico em Barreiras, também no distrito de Petrolândia. Em fevereiro de 2023 recebeu o título DOUTORA em História Contemporânea pela UNIVERSIDADE DE COIMBRA em Portugal.

Licenciada em História pela UPE , pesquisadora da rede Estadual do Ensino Médio e Superior e Mestre em História da Educação pela Universidade Lusófona de Lisboa, Portugal ela é autora do livro O Último no Trem: Memória dos deslocados compulsórios da cidade de Petrolândia (Editora Novas Edições Acadêmicas,2020). E dos Artigos Trabalhadores da CHESF e da EDIA: O Impacto das Obras na Vida dos Moradores Atingidos pelos Empreendimentos das Hidrelétricas de Itaparica e Alqueva- publicado na Revista Rios-UNIRIOS. Centro Universitário de Paulo Afonso/BA. Edição dezembro,2020. "O Conto Exposto Pela Narrativa Oral, como Democratização e Incentivo ao Ensino da Literatura" Publicado nos Anais do XIII Encontro Estadual de História - História e Mídias: Narrativas em Disputas. ANPUH-PE. julho de 2020. Remodelando as Memórias dos Deslocados Compulsórios na cidade de Petrolândia, Brasil e Aldeia da Luz. Portugal (1997/2002. Publicado nos Anais do IX Encontro ANPUH-DF .Pesquisas e Ensino e Ensino de História: a profissão do historiador e historiadora – perspectivas e desafios do século XXI,dezembro de 2020. MARIA DO SOCORRO RAMALHO BRAGA é Membro da Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil e do editorial da revista CLIO da Universidade Federal de Pernambuco.

Maria do Socorro Ramalho Braga é tia do Blogueiro e radialista Assis Ramalho


Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.