Reunião do IGHP com professor da UFAL e o deputado federal Lucas Ramos, em Petrolândia (Fotos: Assis Ramalho)
No dia 28/08/2025, no encerramento do mês em que é celebrado o Patrimônio, o Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGHP) participou de reunião de articulação e recebeu, com alegria, a promessa de apoio do Deputado Federal Lucas Ramos, através de emenda parlamentar, ao projeto do Prof. Flávio Moraes, coordenador do Núcleo de Pesquisas e Estudos Arqueológicos e Históricos da UFAL/Campus Sertão, sediado na cidade de Delmiro Gouveia, com o objetivo de construir a Carta Arqueológica de Petrolândia.
A iniciativa, solicitada pelo IGHP, prevê a elaboração de um mapa arqueológico do município de Petrolândia, com registro fotográfico e caracterização de cada sítio, que poderá ser utilizado também pelo trade turístico, além de outras aplicações, como educação e proteção ao Patrimônio. A depender dos recursos liberados, o projeto poderá contemplar ainda a qualificação e criação de pontos de apoio para visitação.
"(Essa é) mais uma ação de articulação do nosso Instituto em defesa da memória, do patrimônio e do turismo cultural responsável", afirma Paula Rubens, presidente do IGHP.
O IGHP foi representado na referida reunião por Lúcia Xavier Ramalho (Secretária do IGHP), Zizuína Nascimento, Irleide Dias, Rosário Cantarelli e a jovem professora Katiúcia Indiara. A reunião aconteceu na Churrascaria Brasília, próximo à Orla Fluvial.
Graduado em História, Flávio Moraes é professor do curso de História na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus do Sertão, e arqueólogo, com Mestrado e Doutorado em Arqueologia. A proposta do professor envolve a identificação dos sítios arqueológicos em Petrolândia e confecção do mapa (carta) arqueológica, entre outras ações.
Redação do Blog de Assis Ramalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.