quarta-feira, dezembro 20, 2023

Olimpíada de Matemática divulga resultado; Petrolândia tem 21 alunos com menções honrosas


A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) divulgou nesta quarta-feira (20) o resultado da 18º edição. Os estudantes premiados vão receber um total de 8,4 mil medalhas, sendo 650 ouros, 1.950 pratas e 5.850 bronzes, além de 51 mil menções honrosas. A informação foi divulgada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), promotor da competição. A lista de premiados pode ser consultada aqui.

Petrolândia não teve alunos premiados com medalhas, porém, cinco alunos do Fundamental I e dezesseis alunos do Fundamental III, sendo nove alunos da EREM Maria Cavalcanti Nunes. 

MENÇÃO HONROSA - Nível 2 (8º ou 9º ano do Ensino Fundamental)

- ESCOLA MUNICIPAL 06 DE MARÇO
VINICIUS KAUÃ B SILVA PEREIRA 
EMMILLY KELLY VIANA DE JESUS
PIETRO CAVALCANTE SILVA 

- ESCOLA MUNICIPAL DE REFERENCIA EM ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS JOAO RODRIGUES DE ALMEIDA
WENDSON MANOEL LIMA DO NASCIMENTO 
LEONALDO PEREIRA NUNES AGUIAR

MENÇÃO HONROSA - Nível 3 (Ensino Médio)

- EREM DE JATOBA
LIEBERT SILVA VIDAL
VICTOR GABRIEL B DA S PEREIRA

- ESCOLA MARIA CAVALCANTI NUNES
LUIZ FELIPE TENORIO DE ARAUJO
PEDRO HENRIQUE EPIFANIO DE SOUZA
MATHEUS BARBOSA SOARES
GUSTAVO PIRES FERREIRA MATIAS
LOWANDSON DOS SANTOS DONATO
LUIS HENRIQUE MARQUES DA SILVA
ANNA REGINA DE QUEIROZ SOUZA
LUIZ GABRIEL LEANDRO BARBOSA
IASMIN MARIA DE ARAUJO SILVA

- ESCOLA DELMIRO GOUVEIA ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO
HITALO LIBERATO DA SILVA

Olimpíada

A olimpíada premia separadamente escolas públicas e particulares e, este ano, dobrou o número de premiações das instituições privadas. Para o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, este ano, o sabor da olimpíada é ainda mais especial. "Além da premiação nacional, criamos também as premiações estaduais. São muito mais medalhas em todo o Brasil”. Serão distribuídas cerca de 20,5 mil medalhas estaduais.

Serão agraciados ainda professores, escolas e secretarias municipais de Educação que se destacaram pelo desempenho dos alunos. As cerimônias de premiação da 18ª Obmep estão previstas para o próximo ano, em data e local ainda a serem definidos. Este ano, a olimpíada reuniu mais de 18,3 milhões de alunos dos ensinos fundamental e médio. Trata-se da maior competição científica do país. Foram alcançados 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 55 mil escolas participaram do certame.

Criada pelo Impa em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Obmep é promovida com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do fundamental ao 3º ano do ensino médio, a competição contribui para estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos da disciplina.

Outro objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, permitindo que um maior número de alunos brasileiros tenha acesso a material didático de qualidade.

Blog de Assis Ramalho
Com informações da Agência Brasil e OBMEP 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário