domingo, outubro 15, 2023

Parabéns e obrigado aos professores de Petrolândia/PE: Hoje é o Dia do professor e o Blog de Assis Ramalho parabeniza os educadores que fizeram e fazem a história do ensino do nosso município

Educadores que fizeram e fazem a história do ensino do município de Petrolândia/PE - Fotos: Assis Ramalho
Falecido em agosto de 2021, o mestre professor Gilberto de Menezes foi comerciante, professor de História e contador das principais empresas comerciais da velha cidade. Já na nova Petrolândia, em 2014, o também historiador e escritor lançou o livro 'De Jatobá a Petrolândia Jatobá: três nomes, uma cidade, um povo'.   

O Dia dos Professores, comemorado em 15 de outubro, é uma data comemorativa que celebra a importância do professor em nossa sociedade. Essa data foi oficializada por meio de um decreto do governo de João Goulart. Na década de 1990, o Dia Mundial dos Professores foi idealizado pela Unesco, sendo celebrado internacionalmente em 5 de outubro.

No Brasil, o Dia dos Professores é celebrado no 15 de outubro.

A data se estabeleceu com base na proposta de Salomão Becker de usar o dia 15 de outubro para dar uma folga aos professores.

O dia 15 de outubro remete a um decreto sobre educação emitido por d. Pedro I.

Internacionalmente, muitos países celebram o Dia dos Professores em 5 de outubro.

O Dia Internacional dos Professores foi criado pela Unesco, em 1994.
Quando foi criado o Dia do Professor?

Por que comemoramos o Dia do Professor em 15 de outubro? A data não foi escolhida por acaso: o 15 de outubro é, tradicionalmente, consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila, freira carmelita, mística e santa católica do século XVI, importante por suas obras sobre a vida contemplativa por meio da oração mental e por sua atuação na Contrarreforma.

A data também faz referência ao dia em que d. Pedro I, imperador do Brasil, no ano de 1827, baixou um decreto imperial, criando o Ensino Elementar no Brasil. A primeira grande contribuição da lei foi a determinação que obrigava as Escolas de Primeiras Letras (fase hoje conhecidas como Ensino Fundamental) a ensinarem para meninas e meninos a leitura, a escrita e as quatro operações de cálculo.

Nessas escolas, também eram ensinadas noções gerais de geometria prática (disciplina não ministrada às meninas, que, em vez disso, tinham aulas de corte e costura, bordado e culinária). Graças ao decreto, as primeiras escolas primárias do país chegaram a todas as vilas, cidades e lugares mais populosos do Brasil, fato que contribuiu para a difusão do saber escolarizado.

Por isso, os parabéns do Blog de Assis Ramalho a todos os profissionais de Petrolândia que comprometidos com a formação de pessoas, ajudaram e ajudam a construir com dedicação a educação de nossa cidade e de nosso país!

Veja abaixo fotos de alguns dos professores que fizeram e fazem a educação de Petrolândia


  
  
  Imagem


  

  





Professora Lúcia Barros  - Imemoriam

Professora Deniusa Maria dos Santos - Imemorian

Professora Áurea Menezes - Imemoriam 


Professora Marlene Ferraz - Imemoriam

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário