domingo, agosto 20, 2023

Presidente do IGH de Petrolândia, Paula Rubens avalia resultados da 1ª Semana do Patrimônio Cultural

Escritora e memorialista Paula Rubens (Foto: Dufilmes)

"Foi uma semana muito gratificante, dessas que renovam as energias da gente. Senti o interesse, principalmente dos professores. Alguns me procuraram ao final da palestra para dizer que usam o nosso site e que gostariam de participar do IGH. Além disso, acho que ganhamos novos parceiros para outras empreitadas, na UFAL (Universidade Federal de Alagoas)." Essas foram as palavras da escritora e memorialista Paula Rubens, presidente do Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGHP), dirigindo-se aos membros da instituição, após o último evento do qual participou na 1ª Semana do do Patrimônio Cultural no município.

A 1ª Semana do Patrimônio Cultural, realizado em parceria da Prefeitura Municipal de Petrolândia, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, com o o IGH de Petrolândia, aconteceu de 14 a 19 de agosto. O instituto esteve na programação do evento da segunda (14), quando houve abertura da Semana durante a sessão da Câmara de Vereadores, à sexta-feira (18), dia da palestra sobre os Sítios Arqueológicos de Petrolândia. Durante a semana, palestras, exposições e visitas guiadas envolveram turmas de estudantes e professores de escolas municipais.

No vídeo abaixo, Paula Rubens fala ao Blog de Assis Ramalho sobre a importância da Semana do Patrimônio, sobre a carência de literatura histórica petrolandense e sobre seus livros - dois lançados e um "no forno". Ela também deixa sugestões para a próxima edição da Semana do Patrimônio. Paula foi palestrante no evento do Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado na última quinta (17), com o tema "Memorial pra quê te quero?", no auditório do Centro Cultural Hildebrando de Menezes. O vídeo ainda inclui o pronunciamento de Paula na sessão da Câmara Municipal. 


Paula Rubens é escritora e memorialista, escreveu várias histórias de petrolandenses para o Museu da Pessoa. Seu livro mais conhecido é "O Jatobá que virou mar" (2016), voltado para o público infantil, mas apreciado por pessoas de todas as idades. A tiragem do livro está esgotada. O segundo livro, lançado em 2022 com apoio da Lei Aldir Blanc, "Festa, Fé & Arte - Manifestações da cultura popular em Petrolândia" está disponível na versão impressa ou e-book (livro digital). A obra pode ser adquirida no site do Clube de Autores, no link https://clubedeautores.com.br/livro/festa-fe-arte Há também uma versão digital exclusivamente para leitura no Issuu, em https://issuu.com/paularubens/docs/festa_fe_arte_-_manifestac_o_es_da_cultura_popula

O Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGHP) é uma pessoa jurídica de direito privado, com prazo indeterminado, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, formada por número ilimitado de associados. Também foi declarado uma instituição de utilidade pública de Petrolândia.

O IGH de Petrolândia tem como finalidade preservar a memória e promover estudos para o desenvolvimento e difusão do conhecimento da História, Geografia e ciências afins, especialmente do município de Petrolândia, assim como da cultura, do patrimônio histórico, artístico e cultural, e defesa do meio ambiente. 

O endereço eletrônico do IGH de Petrolândia, com um rico acervo para pesquisas, é https://ighpetrolandia.wordpress.com/ e o email para contato é ighpetrolandia@gmail.com

Redação do Blog de Assis Ramalho

Um comentário:

  1. O IGH merece nossos aplausos pelo trabalho de resgatar a memoria e resignificar as lutas e as vitórias de uma população que entendeu que desenvolvimento se faz com amor e participação, luta e muita garra!

    ResponderExcluir