quarta-feira, maio 17, 2023

PRODETER-BNB participou da 1ª Serra ExpoBerro, que sediou a Exposição Nordestina das Raças Dorper & White Dorper 2023 em Serra Talhada-PE


No período de 18 a 23 de abril passado foi realizada no município de Serra Talhada, sertão pernambucano, a 1ª Serra ExpoBerro. O evento, que contou com a participação do Banco do Nordeste, sediou a Exposição Nordestina das Raças Dorper & White Dorper 2023, de grande reconhecimento no setor no País, pela primeira vez foi realizada no interior de Pernambuco. Aberto ao público, o evento contou com amostragem de mais de 800 animais de alta linhagem genética de criadores de expressão de todo Nordeste.

O evento foi uma realização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae-PE), Unidade do Sertão do Pajeú de Serra Talhada, em parceria com a Prefeitura Municipal de Serra Talhada – PE, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Urbano e Sustentável, e contou com apoio do SESC - Serviço Social do Comércio de Serra Talhada, e Associação Brasileira dos Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper).

A exposição contou com mais de 40 expositores, que reuniram 565 animais inscritos de altíssima qualidade das raças Dorper & White Dorper. Segundo fontes da ABCDorper, o evento foi considerado o maior já realizado no Nordeste e entrou para a história da ovinocultura. “Pernambuco foi palco de um evento grande, que veio com força para para se consolidar no circuito de exposições, Serra está de parabéns pelo volume de negócios e por fomentar a caprino e ovinocultura”, concluiu, José Lucas Mendes de Barros, um dos organizadores da exposição.

Durante a programação da 1ª Serra ExpoBerro, o Banco do Nordeste, contou com um stand a disposição do público presente para conhecer seus produtos e serviços, que no evento liberou R$ 2,5 milhões em projetos de investimentos para pequenos agricultores familiares para melhorias de suas infraestruturas produtivas, através do Programa Agroamigo do BNB.

A exposição também contou com uma programação de palestras e debates coordenada pela Profa. Ellen Karine Diniz Viégas, sob temáticas especificas: manejo, produtividade, sanidade e mercado da Caprino-ovinocultura, que foram realizadas pelos parceiros institucionais da equipe Técnica Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

O Prof. José Geraldo Eugênio de França, palestrou sobre a temática: Transferência tecnológica para maximização produtiva e seguridade econômica de propriedades rurais: O exemplo de sucesso da cooperação técnica entre a Prefeitura de Serra Talhada e a UAST.

A Profª. Ana Patrícia Souza de Lima e Profª. Eleonora Araújo Barbosa palestraram sobre as temáticas: Seleção de Animais (Caprinos e Ovinos) Subtema 1: Seleção por características Fenotípicas; Subtema 2: Seleção de Matrizes e Reprodutores.

Os Prof. Maurício Luiz de Mello Vieira Leite, Prof. Vicente Imbroisi Teixeira, MSc. José Raliuson Inácio Silva e Prof. Thieres George Freire da Silva, palestraram sobre as temáticas: Produção de forragem: espécies e manejos. Subtema 1: Principais forrageiras para o Sertão; Subtema 2: Leguminosas forrageiras; Subtema 3: Adubação de plantas forrageiras; Subtema 4: Manejo de água na irrigação.

As Profª. Ednéia de Lucena Vieira, Profª. Rossana Herculano Clementino e Profª. Valéria Louro Ribeiro, palestraram sobre as temáticas: Do campo à mesa do consumidor: técnicas adotadas da produção de pequenos ruminantes para melhoria. Subtema 1: Cuidados com crias do nascimento ao desmame, do desmame a entrada a reprodução-terminação; Subtema 2: Resíduos como alimento alternativo para pequenos ruminantes; Subtema 3: Técnicas de abate para melhoria da qualidade da carne caprina e ovina.

A Exposição Nordestina das Raças Dorper & White Dorper 2023, no dia (22/04), foi coroada com grande êxito ao final com a realização do Leilão presencial e virtual. No último dia do evento (23/04), encerrou com chave de ouro com a premiação dos grandes campeões da Nordestina das Raças Dorper & White Dorper 2023.

No comando dos julgamentos dos animais, ficaram a cargo da experiente sul-africana Colene Grevelink, Inspetora e Jurada Credenciada pela Associação Sul-Africana do Dorper, o Zootecnista e Inspetor técnico da ARCO, Gustavo Martins Ferreira, e o Médico Veterinário José Raphael Pilz Borba. O jurado de admissão foi o Médico Veterinário Salvador Jr.

Para Colene Grevelink, o grande destaque da Exposição Nordestina das Raças Dorper & White Dorper foi, sem dúvida, ver a paixão dos criadores brasileiros pela criação, dando a certeza de um futuro ainda mais promissor para as raças. “Já julguei vários grandes campeonatos do Dorper em todo o mundo, como África do Sul, México e América do Norte, e digo que minha conclusão geral sobre a exposição é que os campeões, com certeza, serão muito competitivos em todos os países”. (fonte matéria: ABC-Dorper).

Toda a programação do evento foi acompanhada pela equipe da agência do Banco do Nordeste de Serra Talhada - PE, coordenada pelo Gerente Geral, Gustavo Torres e pelo Agente de Desenvolvimento, Josenildo Pereira e Adelmo Azevedo, da agência do BNB Floresta – PE, e pelo Coordenador da Rota do Cordeiro MI-MDR e do Comitê Gestor do Programa de Desenvolvimento Territorial - Prodeter do BNB do Polo Sertão de Itaparica – PE, Edmundo Gomes.

Veja mais fotos abaixo.

Equipe PROSPERA e Samuel Castro, representante do MI-MDR, visitam o estande do BNB
Juíza Dra.Colene Grevelink, Inspetora e Jurada Credenciada pela Associação Sul-Africana do Dorper
Palestras da equipe técnica da UAST/UFRPE na 1ª Serra ExpoBerro











Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: AD Adelmo Azevedo/BNB e Edmundo Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário