segunda-feira, maio 29, 2023

PRODETER - BNB e INCRA se reúnem com Lideranças da Reforma Agrária do Sertão de Itaparica Pernambuco



O Banco do Nordeste participou na última quinta-feira, 25/05, a convite de lideranças dos assentamentos da Reforma Agrária do Sertão de Itaparica Pernambucano, de reunião realizada no Assentamento Antônio Conselheiro I, no município de Tacaratu – PE.

O evento contou com a presença do chefe da Unidade Avançada do INCRA Petrolina – PE, Edilson Barbosa de Lima, juntamente com o Chefe de Serviço, Severino Gonçalo “Dida”, Clebson Gomes dos Santos, Direção Estadual da Regional Itaparica – MST, Banco do Nordeste, Agente de Desenvolvimento Adelmo Azevedo e o Gerente de Relacionamento de Negócios, Breno Alex, Agência BNB Floresta - PE, os técnicos da assistência técnica do Acordo de Cooperação Técnica (ACT), Marcio Gomes dos Santos e Vilmar José de Jesus, da Secretaria Municipal de Agricultura de Tacaratu, Engenheiro Agrônomo, Robson João da Silva, presidentes de associações de assentados, professores e técnicos, além do vereador de Petrolândia, Sílvio Rogério que prestigiou a reunião.



Iniciando a reunião, Edilson Barbosa, chefe da Unidade Avançada do INCRA, fez uma contextualização da situação atual da instituição em Petrolina e em Pernambuco, destacando que apesar das dificuldades a instituição terá a missão de fazer a reforma agrária chegar em outro patamar, que a instituição estará com sua equipe empenhada para resolver todas as demandas apresentadas pelas áreas atendidas pelo órgão. Possivelmente haverá parcerias entre instituições com o INCRA, Chesf, Codevasf e Banco do Nordeste para viabilizar os investimentos.



No debate o Agente de Desenvolvimento do BNB, Adelmo Azevedo, coordenador do Programa de Desenvolvimento Territorial – (Prodeter-BNB) , destacou a importância da nova reestruturação e retomada das ações do INCRA na região, que juntos debateram o retorno de projetos importantes e políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento nas áreas de Assentamentos do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), e Beneficiários do Programa Cadastro de Terras e Regularização Fundiária (PCRF).

O Agente do BNB, destacou pontos importantes relacionados à elaboração de projetos produtivos através do PRONAF-A, como a implantação de pequenas agroindustriais para agregação de valor à produção, além da comercialização da produção com apoio do PAA/CONAB, para o fortalecimento das associações e cooperativas dos agricultores/as familiares.

No encontro o Gerente de Relacionamento de Negócios do BNB, Breno Alex, e o engenheiro agrônomo projetista, Robson João da Silva, responderam às perguntas e questionamentos dos assentados sobre o processo de documentação, elaboração de projetos e liberação dos créditos. Na oportunidade, convidou quatro assentados do INCRA para assinaturas nos contratos de financiamentos produtivos no valor de R$120.000,00 (cento e vinte mil reais). Breno Alex informou que existe uma previsão de liberação de R$ 495,000,00 (quatrocentos e noventa e cinco mil reais), além de outras propostas em análises com possibilidades de triplicar os investimentos para 2023 nas áreas de assentamentos no município de Tacaratu – PE.

Nas discussões foram levantadas demandas para os beneficiários como Crédito de Fomento, Contrato de Concessão de Uso – CCU, Regularização da RB, Título da Terra, Cadastro Nacional de Agricultor Familiar – CAF, e infraestrutura das comunidades para escoamento da produção e Crédito para produção.





Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: AD Adelmo Azevedo/BNB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário