segunda-feira, fevereiro 13, 2023

PRODETER - Banco do Nordeste planeja ampliar investimentos na Agricultura Familiar no município de Tacaratu - PE


Na manhã desta quinta-feira, (09/02), o Agente de Desenvolvimento Adelmo Azevedo, coordenador do PRODETER – Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste no território do Sertão de Itaparica Pernambuco, participou de reunião do CMDRS – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, realizada no auditório da Secretaria de Educação do município de Tacaratu – PE.

O Coordenador Geral do CMDRS, Auricelio de Souza Nunes, agradeceu a presença do agente do BNB, onde ressaltou a importâncias do Conselho Municipal está aberto ao diálogo e sintonia com as instituições de desenvolvimento e fomento da agropecuária e agricultura familiar do município de Tacaratu. Concluiu destacando a portaria do MDA nº1, de 7 de fevereiro de 2023, que prorrogou por um ano a validade das Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), com vencimentos do dia 08 de fevereiro de 2023 até 31 de janeiro de 2024. Com a portaria, as agricultoras e agricultores familiares, garantirá a continuidade e acesso às políticas públicas voltadas para o campo, enquanto o governo federal realiza o aperfeiçoamento do sistema do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF).

O representante do IPA, Normando Gomes dos Santos, destacou o Programa Campo Novo que é um incentivo do Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA, na distribuição de sementes de milho, feijão e sorgo forrageiro para a agricultura familiar, que além de assistência técnica do IPA, conta com parcerias dos municípios através do apoio técnico das Secretarias Municipais de Agricultura.

O Secretário Municipal de Agricultura, Manoel Teixeira Araújo Campos, destacou o Programa Terra Pronta, que consiste na aração de terras para plantio de sementes no período do ciclo de chuvas. O secretário, ressaltou que o prefeito Washington Ângelo de Araújo, está fazendo esforço para atender um maior número de produtores com aração de terras, inclusive com perspectivas de aquisição com recursos próprios de uma nova máquina para atender as demandas das associações e melhorias das estradas vicinais.

O Agente de Desenvolvimento Adelmo Azevedo, sugeriu ao CMDRS a necessidade de pautar reuniões especificas com o poder público local, visando destravar os gargalos sobre o atendimento nas áreas de Assentamentos do INCRA, como a emissão do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), para acesso aos créditos produtivos pelo PRONAF-A, e alavancar os investimentos nessas áreas. Destacou também, a importância de fazer um levantamento dos principais agropecuaristas do município, criadores de bovinos, ovinos e caprinos com registros na Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco – ADAGRO. O agente do BNB, concluiu que as informações têm por objetivos planejar ações e projetos a serem desenvolvidas pela agência do Banco do Nordeste de Floresta, como estimativas de aplicação de recursos para 2023, às atividades rurais do PRONAF até àqueles clientes com potencial para o FNE Rural que contempla os médios e grandes empreendedores rurais.

Entidades participantes:

CMDRS – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável

Banco do Nordeste do Brasil S/A

IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco

STR – Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Secretaria Municipal de Agricultura de Tacaratu - PE

Associações de Agricultores e Familiares da Reforma Agrária(INCRA).


Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: AD Adelmo Azevedo/BNB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário