terça-feira, janeiro 24, 2023

Simão, lenda viva da feira livre de Petrolândia, recebe Título de Cidadão Honorário petrolandense

 

Simão é comerciante de feira livre desde os tempos da velha e saudosa Petrolândia, hoje submersas as águas do Rio São Franciscisco.  A indicação foi do vereador Ednaldo Cruz Oliveira -PSD (Naldo da Ambulância). Fotos: Assis Ramalho/BlogAR





A Câmara Municipal de Petrolândia conferiu, na noite desta segunda-feira (23/01/2023), o título de Cidadão Honorário ao comercinate Simão Bezerra, popularmente conhecido como Simão do tempero. 

Simão é comerciante de feira livre desde os tempos da velha e saudosa Petrolândia, hoje submersas as águas do Rio São Franciscisco.

 A indicação foi do vereador Ednaldo Cruz Oliveira -PSD (Naldo da Ambulância).


Justificativa
Simão Bezerra, popularmente conhecido como Simão do tempero, é feirante e agricultor.
Fixou residência em Petrolândia - PE há cerca de 52 anos onde aqui constituiu toda sua vida, tornando-se um dos comerciantes mais notórios da feira de Petrolândia, em razão das diversidades de ferramentas, chás e temperos por ele comercializado.

Simão Bezerra Cavalcanti, nasceu em Buíque-PE no dia 25 de outubro de 1948, filho de José Bezerra Cavalcanti e Josefa Maria Ramos, ambos agricultores. Viveu toda sua infância em um pequeno sítio, onde, devido à ausência de recurso para estudar, passou a ajudar os pais
no meio rural.

Na tentativa de obter melhores condições de vida, aos quatorze anos, mudou-se para o estado de Alagoas e iniciou sua vida profissional na feira livre. A única mercadoria a ser vendida por ele era o gengibre, contudo, o ganho era pouco, mal dava para comer e seu único
meio de locomoção era um burro. Diante de toda dificuldade, apenas conseguiu retornar para sua cidade natal após cinco anos.

Em 1969 conheceu Irene Elói de Andrade, com quem se casou no mesmo ano, cuja prole , deu origem a seis filhos. Sem ter outra forma de sobreviver, Simão voltou para agricultura naquela mesma região, onde passou sua infância e mesmo sofrendo bastante com a estiagem daquela época conseguia prover o sustento de sua família.

No ano seguinte a seca ficou ainda mais severa e com ela surgia as incertezas e inseguranças de permanecer vivendo naquele lugar, foi então, que ao conversar com uma amiga esta falou de Petrolândia e o quão maravilhosa era aquela cidade, despertando em Simão um interesse imediato, decidindo , naquele momento, que ali seria seu novo lar.
Em outubro de 1970, aos 22 anos, Simão chegou à Petrolândia trazendo toda sua família, bem como sonhos e esperança. No entanto, assim como na maioria dos recomeços o seu não foi nada fácil. Sem ter onde ficar, Simão passou a morar em um cômodo localizado
dentro do açougue, sem móveis, sem segurança, sem nenhum conforto.

Apesar de todos as adversidades por ele enfrentadas, Simão não se deixou abater e com o pouco dinheiro que tinha comprou algumas miçangas e passou a revende-las na feira livre conseguindo montar sua primeira banca. O tempo foi passando e Simão foi adquirindo cada vez mais clientes e amor pelo o que fazia, razão pela qual, decidiu mudar sua mercadoria e passou a comercializar temperos e ferragens, momento em que sua situação financeira começou a melhorar.
Com isto, conseguiu comprar sua casa, criar e educar os filhos e hoje, aos 74 anos continua com sua banca no mercado Público de Petrolândia, cidade que o acolheu e que ele se sente filho.

“ Petrolândia é uma cidade rica e maravilhosa de se viver, amo Petrolândia e aqui quero permanecer. Agradeço a cada petrolândenses pelo acolhimento e respeito de sempre”. ́
(SIMÃO BEZERRA).

Para tanto, pelo exemplo de CIDADÃO E EMPREENDEDOR, cujo legado, encontra sem seus filhos e esposa, todo orgulho inerente a pessoa que se tornou, é que esta Casa Legislativa, decidiu homenagear-lhe, atribuindo o Título de Cidadão Honorário do Município de Petrolândia.

No vídeo abaixo, uma das netas de Simão faz agradecimentos

 

Petrolândia: Câmara de Vereadores realiza Sessão Solene para a Concessão de 11 Títulos de Cidadão Honorário; VEJA A LISTA



A Câmara Municipal de Petrolândia realizou na noite desta segunda-feira (23/01/2023) sessão solene para entrega dos Títulos de Cidadão Honorário a personalidades que contribuem, ou já contribuíram - em setores diversos -, para a história do município. O título é concedido para reconhecimento dos relevantes serviços prestados a Petrolândia pelos homenageados.

A mesa principal foi composta pelo Presidente da Câmara Dedé de França, a Vice-presidente Adelina Martins, o Secretário Naldo da Ambulância, vice-prefeito Rogério Novaes.

Todos os parlamentares usaram a tribuna da Câmara e, no geral, parabenizaram os homenageados pelo recebimento da honraria, destacando alguns fatos e histórias.

Os homenageados foram;

Karla Manuela da Silva
Ketty Gislene Dias da Silva
Simão Bezerra (Simão da Feira)
Genilda Bezerra Canedo
Aurinézio Ferreira de Souza
João Batista de Melo (João açougueiro)
Cícero Francisco da Silva
Fabrízio Dário de Sá Ferraz (Deputado)
Teodoro Francisco de Lima ( In Memoriam)
Dorivan Expedito da Silva
Francisco Carlos da Silva

VEJA ABAIXO VÍDEO E ALGUMA DAS FOTOS DO EVENTO DA NOITE DESTA SEGUNDA-FEIRA (23/01/2023) REALIZADO NA CÂMARA MUNICIPAL DE PETROLÂNDIA















 

Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário