29 novembro 2022

Empossado hoje (29) no MPPE, novo procurador-geral de Justiça defende valorização institucional e trabalho em prol dos direitos da população

(Foto: Priscilla Buhr/AMCS Flicker MPPE)

O Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) empossou, na manhã de hoje (29), o promotor de Justiça Marcos Antônio Matos de Carvalho no cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Em seu discurso de posse, o novo procurador-geral de Justiça assegurou que vai atuar em prol da independência dos membros, da valorização da carreira e da promoção do diálogo como elemento de gestão democrática; ele também defendeu a adoção de medidas para incrementar a equidade de gênero dentro da Instituição.

"O desafio é continuar com o planejamento estratégico da Instituição. O caminho do MPPE sempre vai ser ao lado da sociedade, buscando o fortalecimento da cidadania. Esse é o compromisso do Ministério Público e de cada membro e membra na sua atividade fim, pois a população nos busca nos momentos de maior necessidade", ressaltou.

Apac emite alerta de chuva de moderada a forte na Mata Sul, Agreste e Sertão de Pernambuco


A noite desta terça (29), além da madrugada e manhã desta quarta-feira (30), deve ser de chuva de moderada a forte na Mata Sul, no Agreste e no Sertão de Pernambuco.

A previsão é da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que divulgou aviso meteorológico de "estado de atenção", nesta tarde.

Segundo a Apac, o tempo nublado e a ocorrência de chuvas estão sendo provocados pela Zona de Confluência.

O aviso de "estado de atenção" significa risco de moderado a alto. A Apac orienta que a população das regiões afetadas sigam as orientações da Defesa Civil.

Por Portal Folha de Pernambuco


Petrolândia: Aprenda a tocar violão com o violonista Sandro Ramos; início das aulas acontece no dia 06 de dezembro

 

APRENDA A TOCAR VIOLÃO. INÍCIO DAS AULAS! DIA 06 DE DEZEMBRO (TERÇA FEIRA) DAS 16:00 AS 17:30. MATRÍCULAS PELO CONTATO: 87 9 9995 5385. VIOLONISTA: SANDRO RAMOS. PETROLÂNDIA-PE

Sandro Ramos - Violonista


Bancada do PSB vai atuar em unidade na Alepe em 2023

Deputados do partido seguirão alinhados para as discussões internas, das comissões e da eleição da Mesa Diretora (Foto: Wesley D'Almeida)

Os deputados estaduais eleitos pelo PSB de Pernambuco participaram, nesta terça-feira (29), de uma reunião na sede do partido, no Recife, para discutir o posicionamento da bancada a partir de 2023, quando se inicia a gestão da governadora eleita Raquel Lyra (PSDB). O encontro foi uma reafirmação da unidade dos parlamentares, que acertaram ter uma atuação alinhada nas discussões internas e das comissões, nos debates e na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Alepe).

“A grande convergência da reunião foi a necessidade de a gente manter nossa unidade. A bancada segue unida para as discussões que dizem respeito à sua atuação na Assembleia, não apenas no que se refere ao debate da Mesa Diretora, mas em sua atuação como um todo”, afirmou o deputado estadual eleito e presidente do PSB de Pernambuco, Sileno Guedes.

Deslizamento na BR-376 no Paraná: Corpo de Bombeiros confirma segunda morte; Ao menos 15 carros e seis caminhões foram levados por terra e estão desaparecidos

Imagem aérea do deslizamento na BR-376 — Foto: CBMSC/divulgação

O Corpo de Bombeiros do Paraná confirmou na tarde desta terça-feira (29) ter encontrado o corpo da segunda vítima do acidente na BR-376, em Guaratuba, onde um deslizamento arrastou 15 carros e seis caminhões na noite de segunda-feira (28).

A primeira morte foi confirmada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) pela manhã. Houve dois deslizamentos na BR-376 - um por volta das 15h30, quando a rodovia ficou interditada, e outro quatro horas depois com o trânsito liberado em meia pista. Foi neste momento que os veículos foram levados pela enxurrada. Leia mais abaixo.

De acordo com as autoridades, que atuam nas buscas no local, por causa da chuva intensa, o resgate se torna ainda mais difícil e o número de mortos e desaparecidos ainda é incerto.

Marcação de animais a ferro quente pode ser proibida no Brasil

Projeto de lei amplia discussão sobre a importância do bem-estar dos animais de produção e interesse econômico, especialmente quanto à substituição de método cruel (Foto: Honório Barbosa)

Responsáveis pela fiscalização e fomento das ações de bem-estar animal, os auditores fiscais federais agropecuários (affas), servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), vão exercer papel estratégico no combate à marcação de animais a ferro quente, caso seja aprovada proposta de lei em análise na Câmara dos Deputados. Trata-se do PL 2658/22, que proíbe a marcação a ferro quente em animais de produção, enquadrando a prática como crime de abuso e maus-tratos.

Pelo texto, os infratores estarão sujeitos à pena de detenção de três meses a um ano, e multa. A proposta, em análise na Câmara dos Deputados, insere dispositivo na Lei de Crimes Ambientais e revoga a Lei 4.714/65, que trata da marcação a ferro candente e atribui aos affas a fiscalização e delega ao Mapa a regulamentação da lei, caso a proposta seja aprovada. A discussão já fazia parte dos temas tratados pelos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, com intuito de intensificar ações para o bem-estar dos animais de produção e de interesse econômico nos diversos sistemas pecuários brasileiros.

Petrolândia: Prefeito Fabiano Marques e o vice Rogério Novaes, ao lado dos vereadores e secretários, visitaram obras de pavimentação em andamento no município.


Vistoria do Prefeito | Canteiro de Obras.

O prefeito Fabiano Marques e o vice-prefeito Rogério Novaes, ao lado dos vereadores e secretários, visitaram as obras de pavimentação em andamento no município.

Começando pela zona rural, o tão esperado calçamento das Agrovilas 1 e 6 do bloco 3, além da recuperação das estradas rurais.

Na zona urbana visitaram o início da pavimentação no bairro nova esperança e novo horizonte.



Vistoria do Prefeito | Canteiro de Obras.

O prefeito Fabiano Marques e o vice-prefeito Rogério Novaes, ao lado dos vereadores e secretários, visitaram as obras de pavimentação em andamento no município.

Começando pela zona rural, o tão esperado calçamento das Agrovilas 1 e 6 do bloco 3, além da recuperação das estradas rurais.

Na zona urbana visitaram o início da pavimentação no bairro nova esperança e novo horizonte.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Prefeitura de Petrolândia