terça-feira, novembro 29, 2022

Empossado hoje (29) no MPPE, novo procurador-geral de Justiça defende valorização institucional e trabalho em prol dos direitos da população

(Foto: Priscilla Buhr/AMCS Flicker MPPE)

O Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) empossou, na manhã de hoje (29), o promotor de Justiça Marcos Antônio Matos de Carvalho no cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Em seu discurso de posse, o novo procurador-geral de Justiça assegurou que vai atuar em prol da independência dos membros, da valorização da carreira e da promoção do diálogo como elemento de gestão democrática; ele também defendeu a adoção de medidas para incrementar a equidade de gênero dentro da Instituição.

"O desafio é continuar com o planejamento estratégico da Instituição. O caminho do MPPE sempre vai ser ao lado da sociedade, buscando o fortalecimento da cidadania. Esse é o compromisso do Ministério Público e de cada membro e membra na sua atividade fim, pois a população nos busca nos momentos de maior necessidade", ressaltou.

Durante a sessão solene do CPJ, o procurador de Justiça Manoel Cavalcanti de Albuquerque Neto proferiu saudação ao procurador-geral, apontando o seu histórico de 23 anos como integrante do MPPE e destacando a necessidade de que a Instituição seja conduzida com compromisso social e defesa das instituições democráticas. "Qualquer iniciativa que vise ao engrandecimento do MPPE terá o apoio irrestrito deste Colégio de Procuradores", concluiu.

Já a presidente da Associação do MPPE, promotora de Justiça Deluse Amaral, salientou a importância do diálogo entre a entidade de classe e a Administração Superior e sustentou a proposta de construir uma equidade de gênero dentro da Instituição.

Por fim, foi exibida uma mensagem gravada pela procuradora-geral do Ministério Público da Bahia e presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Norma Angélica Cardoso Cavalcanti. Ela desejou uma gestão profícua e de êxito ao novo procurador-geral na busca por melhoria nas políticas públicas para o povo pernambucano.

Marcos Antônio Matos de Carvalho permanece no cargo até meados de janeiro, quando tomará posse o candidato escolhido pela futura governadora do Estado a partir de lista tríplice que será composta a partir de votação dos membros do MPPE. A eleição interna está marcada para o dia 2 de janeiro de 2023.

Posse - A sessão solene ocorreu no Salão dos Órgãos Colegiados, no edifício Procuradora de Justiça Helena Caúla Reis, com a participação de procuradores e promotores de Justiça, servidores do Ministério Público de Pernambuco, membros do Poder Judiciário, Ordem dos Advogados do Brasil e familiares e amigos do procurador-geral.

MPPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário