domingo, outubro 23, 2022

Aprenda a fazer moqueca de caju

Moqueca de caju — Foto: Inter TV Costa Branca

Para celebrar o período de safra do caju, o Inter TV Rural deste domingo (23) apresentou uma receita diferente com essa fruta. Normalmente o caju é consumido in natura ou em pratos doces, como sucos, bolos, compotas e geleias.

A receita que traz o caju em uma versão salgada é a moqueca. Ideal para diversificar o uso da fruta ou para aquelas pessoas que não podem ou preferem não consumir proteína animal.

Ingredientes

6 cajus maduros grandes
200 ml de leite de coco
1 cebola roxa de tamanho médio cortada em pedaços pequenos
1 tomate maduro de tamanho médio cortado em pedaços pequenos
½ pimentão verde pequeno cortado em rodelas
½ pimentão amarelo pequeno cortado em rodelas
2 pimentas-de-cheiro de tamanho médio cortada em rodelas
2 dentes de alho triturados
Sal, pimenta, azeite, colorau, cheiro verde (salsa, salsinha, coentro e/ou cebolinha) a gosto

Modo de preparar

Antes de começar o prato, vamos preparar os cajus. Retiramos a castanha e as extremidades da fruta. Depois vamos fazer um corte no sentido longitudinal para tentar retirar a pele por completo (mas quem preferir pode deixar o caju com a pele).

Após retirar toda pele, vamos fazer algumas perfurações e espremer o caju com a mãos para retirar parte do suco e assim diminuir a quantidade de açúcar. Além disso, vai facilitar a entrada do molho da moqueca dentro da fruta.

Depois vamos cortar cada caju em 3 pedaços. (as partes do caju não utilizadas nessa preparação, assim como o suco espremido dos cajus, podem ser utilizados em outras preparações).

Em uma panela alta e espaçosa, vamos começar a moqueca. Colocamos um fio de azeite e vamos dourar a cebola. Vamos aguardar ela murchar. Em seguida, quando a cebola estiver levemente dourada, vamos adicionar o alho e refogar um pouco mais.

Após dourar o alho, vamos adicionar o tomate e continuamos refogando; logo depois vamos adicionar os pimentões amarelo e verde, pimenta dedo de moça, pimenta-de-cheiro e refogamos mais um pouco.

O próximo passo é acrescentar o colorau para realçar as cores do prato (quem preferir pode usar páprica) e sal. Misturamos para agregar aos vegetais.

Logo em seguida, já vamos colocar os pedaços de caju dentro da panela e continuar esse refogado. Após esse passo, vamos colocar o leite de coco aos poucos. Vamos aguardar o preparo levantar fervura e vamos temperar com sal e pimenta, se necessário.

Depois de ferver por cerca de 15 minutos, vamos perceber que o molho está encorpado. Para finalizar, colocamos o cheiro verde, desligamos o fogo e ela estará pronta para servir. Uma dica é acompanhar a moqueca com arroz branco e farofa.

g1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário