quarta-feira, setembro 28, 2022

Petrolândia: Recém-falecido, vaqueiro Aureano Cristovão de Souza Dantas foi o homenageado da 48° Procissão e Missa do Vaqueiro (veja vídeo e biografia)


Fotos: Assis Ramalho/BlogAR


A quadragésima oitava edição da Missa do Vaqueiro de Petrolândia, ritual e espetáculo de religiosidade, cultura e tradição, foi realizada na manhã de domingo (25/09/2022), no Parque de Exposição João Pernambuco. Após o rito religioso, celebrado pelo padre Luiz Augusto, 

Na edição deste ano, a missa (celebrada pelo pároco Luiz Augusto) foi dedicada ao Vaqueiro recém-falecido Aureano Cristovão de Souza Dantas, de quem foi lida a biografia - por membros da família. 

Veja abaixo vídeo e a biografia de Aureano Cristovão de Souza Dantas




Biografia do vaqueiro Aureano Cristovão de Souza Dantas

Aureano Cristovão de Souza Dantas, nascido em Paulo Afonso/BA, no dia 15 de julho de 1969. Primogênito do casal Manoel de Souza Dantas e Herminia da Conceição Dantas, foi recebido como um presente de Deus pelos seus pais, que tanto desejaram a sua chegada, aquela criança tinha uma história forte desde que nesceu, pois trazia consigo um grande desafio, superar as limitações de uma deficiência física no seu braço direito, precisando adaptar os movimentos ao outro braço, algo que fez muito bem em toda sua vida.

Aureano era muito querido por seus irmãos Aristóteles, Audrey,  e Amanda, junto eles poderam desfrutar de aprendizados e brincadeiras, além da proteção e amor incondicional. Seus cunhados, Marcelo, Teno e Adriana também compartilharam da sua companhia e amizade.

Aureano também construiu família, Maria Heloísa (enteada) Arthur Eduardo - que segue fielmente a tradição do pai como vaqueiro - e Maria Valentina sua caçulinha.

Dos seus seis sobrinhos, que ele devotava um amor paternal, dois seguem representando o seu legado como vaqueiro (Manoel Neto e Antenor Neto), juntamente com dezena de jovens amigos que carregam com carinho as lembranças deixadas por ele, afinal, era realmente cativante ouvir suas histórias, lições sobre respeito e amor pela vaquejada, além dos momentos de descontração com os amigos e familiares, cantando e dançando o forró ritimo que amava.

Sertanejo raiz, Aureano cresceu  vivenciando e ajudando seu pai na criação de animais e nos cuidados em geral com a roça, mas foi do seu avô  José Dantas e do tio Antônio Dantas que herdou a admirável vocação de ser VAQUEIRO.

Era muito conhecido pelas participações em pegas de boi, corrida de argolas, desfile de missas de vaqueiro e em diversos eventos relacionados a essa cultura que sesempenhava com talento e amor, destacando-se nas premiações.

Homem da roça, formado em contabilidade e técnico agrícola, fez alguns cursos profissionalizante: Funilaria, artesanato em couro e eletricista. Atuou também na área da saúde como agente de edemias. Mas, sem dúvida era com os animais que ele gostava de mostrar seus dons, ajudando veterinários da cidade de forma voluntária e aos amigos que o procuravam para ajudar em partos de animais, vacinações etc.

Ainda muito jovem, foi candidato a vereador em Petrolândia ficando conhecido como Galeguinho do olho azul ou Galeguinho de seu Né, não foi eleito, mas exerceu seu direito de cidadão.  Por muitos anos foi membro da banda marcial da cidade. Como podemos ver nesta biografia, apesar de uma vida breve, Aureano era um autodidata e tinha sede em aprender e ensinar.

Faleceu prematuramente em 09 de abril de 2022 aos 52 anos (bem vividos), vítima de complicações pulmonares e um câncer, deixando muita dor e saudades para os seus familiares e amigos, mas principalmente ensinamentos de uma vida cheia de alegrias e superação.

Blog de Assis Ramalho
Biografia: Família

Veja mais notícias sobra a 48° Procissão e Missa do Vaqueiro/2022 em Petrolândia 

>> Petrolândia: 48° Procissão e Missa do Vaqueiro é realizada com homenagens, sorteios e recorde de participação (fotos e vídeos)

>> Petrolândia: 48ª Missa do Vaqueiro reúne beleza e elegância das mulheres pelas ruas e avenidas da cidade (Veja fotos)

>> Petrolândia: Vaqueiros com as melhores caracterizações foram premiados na 48ª Missa do Vaqueiro; Também foi realizado o sorteio de 01 moto e de vários outros brindes (Veja fotos)

>> Petrolândia: 48ª Missa dos Vaqueiros: Foi bonito a participação de crianças e mulheres montadas em cavalos mostrando o quanto a cultura da vaquejada é forte no município


Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário