segunda-feira, setembro 05, 2022

Pesquisador e escritor florestano LEONARDO FERRAZ GOMINHO lançar o livro MANOEL NETTO NO RASTRO DE LAMPIÃO


O pesquisador e escritor florestano LEONARDO FERRAZ GOMINHO – membro efetivo da Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço (ABLAC) – acabou de lançar o livro MANOEL NETTO NO RASTRO DE LAMPIÃO, o qual, tudo está a indicar, tornar-se-á um clássico.

O livro é o primeiro a ter como principal foco a vida daquele que é tido como o mais destemido perseguidor de Lampião: o valente Manoel de Souza Netto, mais conhecido como Mané Neto.

O autor inicia seu trabalho mostrando os primórdios da ocupação do Sertão, em especial da zona em que veio a nascer o famoso Coronel Mané Neto. Traz, em seguida, ricas informações sobre questões do século XIX, nas quais estiveram envolvidos parentes desse oficial, inclusive narrando como se deu a morte do seu bisavô, arrancado do xadrez e sangrado na calçada da cadeia de Floresta.

Traz informações sobre Mané Neto, desde o seu nascimento, nas proximidades da vila de Nazaré, município de Floresta, adentrando em sua luta incansável em busca de dar fim a Lampião, até a fase pós-cangaço e o seu fim em um hospital da capital pernambucana.
O livro conta com um excelente prefácio da lavra do também acadêmico Dênis Artur de Barros Carvalho.

Leonardo Gominho diz que a cada dia vem recebendo dos leitores referências elogiosas, como as que seguem:

De antemão, parabenizo-lhe pelo relato claro e esclarecedor a respeito de alguns pormenores desconhecidos por aqueles que, como eu, vivem afastados e não estão afeitos a todos os fatos históricos e questões de família do interior pernambucano.

A sua escrita sobre a “questão do Sabiucá” é bastante elucidativa e a escolha estrutural do livro, a começar da ambientação sertaneja, da preparação do meio, passando pelas intrigas do tempo até a chegada do destemido Manoel Netto no cenário da luta, foi muito sábia.

Também é de registrar o meu aplauso ao excelente prefácio composto pelo confrade Dênis Carvalho.

Forte abraço!

Israel Maria dos Santos Segundo – Parnamirim/RN

(Membro da ABLAC)

Um livro deveras espetacular. A leitura flui com muita informatividade e precisão vocabular. Tudo isso construído em português culto, sem excessos de retórica, os quais comumente criam uma sintaxe complexa e dificultam a compreensão (coisa muito comum no mundo acadêmico).

Soma-se ainda o bom uso das regras gramaticais. É Livro fácil de ler e muito objetivo.

O prefácio de Dênis me chamou a atenção pela qualidade intuitiva e poder de síntese, além de todas as características apresentadas acima.

Como sou amante da literatura clássica, sempre fico feliz quando encontro obras bem produzidas. Isso é sinal de que a barbárie dos blogs, dos canais e até mesmo da mídia profissional não vai destruir nossa capacidade de produzir obras de valor.

João Paulo Souza – Jardim/CE

(Professor de língua portuguesa e crítico literário)

Fiquei também impressionado com o livro do Leonardo Gominho sobre Mané Neto. “Sensacional”!

Roberto Wanderley Gomes de Carvalho – Petrolina/PE

Interessados em adquirir essa obra, devidamente autografada, podem fazê-lo através de contato diretamente com o autor por meio do WhatsApp (82)9.9949.9831.

Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário