domingo, agosto 07, 2022

PRODETER – BNB Apresenta Edital do FUNDECI 01/2022 para Difusão Tecnológica na reunião do COMDITA de Itacuruba - PE



O Banco do Nordeste participou nesta quarta-feira, 03/08, de reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Itacuruba (COMDITA), realizada na sede da Câmara Municipal de Vereadores de Itacuruba – PE.

Na pauta da reunião, a Coordenadora do COMDITA, Sandra Santos, convidou o coordenador do PRODETER – Programa de Desenvolvimento Territorial do BNB, agente de desenvolvimento, Adelmo Azevedo, que fez uma explanação dos resultados e investimentos do Banco do Nordeste no município de Itacuruba, ressaltou que o município tem potencialidades e condições para crescer muito mais, precisamos intensificar o diálogo e fortalecer as parcerias com o poder público, apoiando os investimentos do BNB na economia local.

O encontro também visou apresentar aos gestores público, o novo Edital do BNB, FUNDECI 01/2022, Desenvolvimento Territorial – Difusão Tecnológica. Edital que tem como objetivo proporcionar apoio financeiro com recursos não reembolsáveis a instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos.

Adelmo Azevedo, destacou que o referido edital contemplará os projetos para as cadeias produtivas priorizadas nos territórios atendidos pelos programas AgroNordeste (do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa) e/ou Prodeter (Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste). No caso do Território do Sertão de Itaparica Pernambucano, a prioridade será para projetos desenvolvidos para a difusão tecnológicas em um ou mais elos da cadeia produtiva da Ovinocaprinocultura de Corte. Os elos compreendem os Insumos, Produção, Beneficiamento e Comercialização.

Participaram da reunião os membros do Comitê Gestor Territorial da Ovinocaprinocultura do Polo Itaparica, o Secretário de Agricultura, Batista Cícero, e o diretor de Agricultura, Laércio Dunes, que fizeram uma palestra informativa sobre o Programa Terra Brasil - Programa Nacional de Crédito Fundiário - PNCF, que é uma política pública complementar a reforma agrária, que possibilita a aquisição direta de imóveis particulares, produtivos e regularizados.

A reunião contou com a participação do representante do IPA - Instituto Agronômico de Pernambuco, Silvio Freire (presidente da Câmara de Vereadores), que falou sobre as regras da DAP’s e o CAF – Cadastro Nacional de Agricultura Familiar, Vereadora Rivânia Freire e Vereador Willyan, Engº Agrônomo e produtor rural, STTR – Sindicato dos Trabalhadores Rurais, representante da Igreja Católica e Igreja Assembleia de Deus, além da Prefeitura Municipal de Itacuruba, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Emanuel Guedes.



  
Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: Adelmo Azevedo/BNB

Nenhum comentário:

Postar um comentário