terça-feira, maio 10, 2022

Codevasf promove capacitação em artesanato com pedra gipsita para jovens de Trindade-PE, no Sertão do Araripe

A gipsita é um mineral de dureza muito baixa, que pode ser riscado com a unha. Ela é usada principalmente na fabricação de gesso, mas também é utilizada como fertilizante. Uma variedade maciça finamente granulada (alabastro) é usada na manufatura de esculturas. (Reprodução Codevasf)

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) capacitou um grupo de jovens do município de Trindade (PE), localizado na região do Araripe, na área de artesanato com pedra gipsita. A iniciativa faz parte das ações do Projeto Amanhã, promovido pela Empresa.

O curso teve duração de 32 horas. Todos os participantes concluíram com aproveitamento, tendo sido capacitados para transformar pedras de gesso em arte. "O mais significativo é que os jovens capacitados poderão obter uma renda através da comercialização da sua arte", afirma a coordenadora regional do Projeto Amanhã em Pernambuco, Roberta Freire D'Aguiar de Almeida.

"Nós temos ofertado diversas capacitações no estado, sempre pensando no que de melhor os municípios podem oferecer. Como Trindade está localizada em uma região com grande oferta da pedra gipsita, com muitas minas instaladas, nós oferecemos um curso de uma semana para que esses jovens aprendam a usar essa matéria-prima. Alguns deles certamente continuarão se capacitando e buscarão entrar no mercado de trabalho nesta área", explica Aurivalter Cordeiro, superintendente regional da Codevasf em Pernambuco.

Rosiane da Silva Lima foi uma das participantes. Ela avalia que os conhecimentos adquiridos podem ajudá-la a ter uma fonte de renda no ramo. "Nosso professor nos ensinou a fazer cactos, corações, ferramentas. Nos mostrou os tipos de pedras e como fazer a base e o acabamento. Ele abriu espaço pra gente usar a imaginação e fazer as nossas próprias esculturas. Acredito que no futuro essa pode ser minha profissão, aqui há oportunidades nessa área. Quero me desenvolver ainda mais", diz.

A gipsita é um mineral de dureza muito baixa, que pode ser riscado com a unha. Geralmente translúcida, há variedades transparentes e opacas que formam cristais prismáticos e tabulares arredondados e podem chegar a mais de 10 metros de comprimento. Ela é usada principalmente na fabricação de gesso, mas também é utilizada como fertilizante. Uma variedade maciça finamente granulada (alabastro) é usada na manufatura de esculturas.

Projeto Amanhã

O Projeto Amanhã é uma iniciativa da Codevasf com grande alcance, principalmente nas comunidades rurais da área de atuação da empresa. Sua finalidade é fomentar a organização e a capacitação dos jovens locais, de 14 a 26 anos, matriculados em instituições de ensino formal, para que tenham qualificação e preparação para o primeiro emprego e para que possam atuar com autonomia e competência em empreendimentos agropecuários e agroindustriais.

As ações do Projeto Amanhã utilizam estruturas da Codevasf (Centros de Capacitação, Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura); algumas ações são feitas em parcerias. Nos últimos anos a Codevasf vem incrementando o projeto com capacitações, por meio dos Telecentros, além da realização de outros eventos, destinados à juventude, como workshops, dias de campo, visitas técnicas, campanhas, entre outros. Desde a criação do Projeto Amanhã, em 1993, mais de 32 mil jovens foram atendidos pelas ações.

Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário