quarta-feira, fevereiro 09, 2022

Sessão da Câmara de Vereadores de Petrolândia é suspensa após presença de moradores contrários à vacinação de crianças contra Covid-19




Foi cancelada a realização da sessão ordinária programada para acontecer na manhã desta quarta-feira, 09 de fevereiro, na Câmara Municipal de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. O motivo: um protesto  promovido por pais que questionam a suposta vacinação compulsória das crianças contra a Covid-19 no município. 

O manifesto foi comunicado com antecedência à Casa Aureliano de Menezes, onde representantes do movimento solicitaram a palavra durante a sessão e tiveram o pedido rejeitado.

Todos, inclusive a imprensa, foram surpreendidos ao chegar no local devido à afixação de um cartaz no vidro da porta da Câmara, aviso sobre a obrigatoriedade do comprovante de vacinação para adentrar no espaço público. 

Questionada por nossa reportagem por não ter havido publicidade do decreto legislativo com antecedência, representantes da Câmara Municipal afirmaram que o documento foi, possivelmente, publicado no site da Casa Legislativa. Publicação não constatada.

A opinião do Blog de Assis e Web Rádio Petrolândia é que a informação também deveria ter sido passada para os meios de comunicações da cidade - e não na calada da noite, como ficou parecendo. 

Quem não se comunica, se trumbica. Já dizia o saudoso Chacrinha

Nesta tarde, a Câmara Municipal publicou no seu site e distribuiu uma Nota de Esclarecimento (https://www.petrolandia.pe.leg.br/nota-de-esclarecimento) sobre o caso e justificou o cancelamento da sessão. A exigência do comprovante de vacinação para ingresso no recinto da Casa Legislativa teria sido incluída através de Portaria de 08/02/2022, para atender o Decreto de 07/02/2022 do Poder Executivo Municipal (http://www.petrolandia.pe.gov.br/post/decreto1201) que renovou a determinação de exigir comprovante de vacinação para acesso a órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura. Segundo a nota da Câmara, a portaria foi publicada no site da Câmara ainda no dia 08/02, porém, em pesquisa no site da instituição, não foi encontrada postagem na data mencionada.

Procurados, representantes do movimento comprometeram-se a enviar, também, nota de esclarecimento dos fatos a este Blog, o que não aconteceu até a publicação desta reportagem. 

Leia a nota de esclarecimento da Câmara Municipal.

Leia a Portaria 008/2022 da Câmara Municipal. 



Observação: Devido às fotos desta postagem apresentarem cartazes com algumas frases que contrariam o posicionamento científico consolidado sobre o assunto, o Blog de Assis Ramalho adicionou legendas de esclarecimento

*https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/factcheck/2020/09/10/interna_internacional,1184307/mesmo-com-vacina-eficaz-quem-nao-recebe-dose-prejudica-quem-recebe.shtml
**https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-09/anvisa-vacinas-em-uso-no-brasil-nao-sao-experimentais

Tire essas e outras dúvidas em http://www.iff.fiocruz.br/index.php/8-noticias/756-mitoseverdadescovid19

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário