quarta-feira, fevereiro 02, 2022

Em visita a Petrolândia, pré-candidato a deputado federal Guilherme Coelho e vereador petrolinense Ronaldo Silva são entrevistados por Assis Ramalho




O ex-deputado federal, ex-prefeito de Petrolina Guilherme Coelho esteve em Petrolândia na última quinta-feira (28), onde participou de evento "Conversando com o Agro", encontro com produtores rurais que tratou sobre linha de crédito para agricultores e piscicultores e sobre a situação dos reassentados da Barragem de Itaparica (Projetos Apolônio Sales e Icó-Mandantes). Atual presidente da Abrafrutas (Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados) e pré-candidato a deputado federal, Guilherme veio à cidade em companhia do petrolandense Ronaldo Silva, vereador de Petrolina. 

Ao iniciar a entrevista, Guilherme afirmou que já tem proximidade de Petrolândia. Lembrou que, em novembro de 2021, passou um dia em Petrolândia para escutar demandas no município, acompanhado do vereador petrolinense Ronaldo Silva, que está em seu terceiro mandato e fala muito sobre Petrolândia, sua terra natal. Engenheiro agrônomo de formação e ex-prefeito de Petrolina por dois mandatos. Guilherme afirmou que conhece o sofrimento dos produtores rurais e as dificuldades do agronegócio. Segundo ele, a agricultura é a mola mestra do país, o agronegócio é que tem sustentado o PIB, gerado muitos empregos. Destacou que Petrolina é uma cidade de referência nacional, polo de empresas exportadoras, com grandes projetos de agricultura irrigada e agricultura familiar forte. Comparou que Petrolândia também tem agricultura familiar forte, com os projetos de reassentamento. 

Guilherme afirmou que veio a Petrolândia, desta vez, conhecer um pouco como é a vida do homem do campo nesse município - onde também existem reassentamentos, projetos de irrigação criados a partir da construção da Usina Hidrelétrica de Itaparica e assentamentos rurais, voltados à agricultura familiar. De acordo com ele, é preciso analisar os motivos de Petrolândia não alcançar o desenvolvimento de Petrolina, ambas as cidades banhadas pelo Rio São Francisco. "O solo é o mesmo, o clima é o mesmo", disse ele que ainda defendeu que "a irrigação não é somente a água que fica pingando no pé da planta", é também prosperidade, melhoria na vida das pessoas. 

Por sua vez, o vereador Ronaldo Silva lembrou que apesar de estar radicado em Petrolina há mais de 30 anos, não esquece sua terra natal e sempre que Petrolina recebe benefícios para o seu crescimento, ele se lembra de Petrolândia. Ronaldo ainda relembrou a implantação do Projeto Barreiras na antiga Petrolândia, pela Comissão da Suvale, com incentivo à fruticultura. "E (apesar de muitos incentivos) Petrolândia nunca prosperou". Ronaldo, que considera Guilherme Coelho como um irmão, disse que deseja que a cidade onde seus pais estão sepultados também se desenvolva e que enxerga no ex-prefeito de Petrolina a única pessoa que pode ajudar a trazer o crescimento para Petrolândia. Ronaldo também questionou a inexistência de uma escola técnica, instituição que ele afirma ser indispensável para preparar os jovens com conhecimentos da área rural. 

Além de também defender a existência de uma escola técnica voltada para preparação de jovens para o campo no município, Guilherme ainda comentou sua experiência como ex-deputado. Ele afirmou que, apesar de muitas pessoas dizerem que os deputados não fazem nada, na Câmara Federal são tomadas decisões importantes, por isso, segundo ele, é preciso que os eleitores analisem a história de seus candidatos antes de votar. 

Guilherme fez uma análise do cenário político de Pernambuco neste ano de eleição. Ele afirmou que o Estado está há 16 anos sob o comando do PSB, que a seu ver, "esse governo já vem cansando", e está na hora de renovar. Guilherme apontou o fato de o PSB ainda não ter um candidato a governador, enquanto a oposição tem três pré-candidatos postos. Os pré-candidatos são Miguel Coelho, Raquel Lyra e Anderson Ferreira, prefeitos de Petrolina, Caruaru e Jaboatão dos Guararapes, respectivamente. Guilherme é do PSDB, que apoia a pré-candidatura de Miguel Coelho, e defende uma conversa da oposição para unir forças. O pré-candidato a deputado também comentou sobre a política nacional. 

Confira estes e outros temas tratados durante a nos dois vídeos abaixo. 



Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário