sábado, fevereiro 19, 2022

Benefícios de caminhar uma hora por dia são inacreditáveis e convincentes



Praticar exercício é essencial para melhorar sua qualidade de vida e prevenir doenças. Caminhar é a maneira mais simples e apropriada para pessoas de todas as idades se exercitarem, e é por isso que nunca pode estar fora de sua agenda de hábitos saudáveis. Por isso, reunimos 7 benefícios que caminhar diariamente oferece à sua saúde e bem-estar.

1. Faz bem para o coração

Sem dúvida, o maior beneficiário de caminhar é sentido pelo seu coração, ele ama isso. Andar regularmente reduz o risco de ataques cardíacos e doenças cerebrovasculares. Além disso, reduz o colesterol LDL (ruim e aumenta o HDL (bom). A proposta é caminhar 30 minutos em ritmo acelerado todos os dias para evitar esses problemas e cuidar da saúde do seu coração.

2. Emagrece


Ao contrário do que muita gente imagina, é possível sim perder peso com caminhada. A atividade, que também traz diversos benefícios para a saúde física e mental, pode fazer com que você emagreça porque aumenta o fluxo linfático e melhora o seu metabolismo, o que ajuda a desinchar, queimar gordura e a perder peso. Para perder aqueles quilinhos caminhando é preciso investir pelo menos 30 minutos na atividade.

3. Previne doenças

Além de prevenir doenças cardíacas, a caminhada ajuda a prevenir o diabetes tipo 2, alguns tipos de câncer e doenças respiratórias, como a asma. Além disso, está provado que a caminhada é uma forma de envelhecer de maneira saudável e prevenir em 40% as chances de sofrer de demência, cuidar do cérebro e preservar a memória.

4. Melhora saúde dos ossos

Um dos benefícios de caminhar todos os dias é fortalecer seus ossos e aumentar sua densidade, o que faz com que você evite doenças como a osteoporose. Andar na luz solar, naturalmente aumenta os benefícios da vitamina D em nosso corpo. E se isso não bastasse, caminhar melhora a saúde das articulações e diminui a possibilidade de sofrer de artrite.

5. Tonifica o corpo

Caminhar ajuda a fortalecer e firmar as coxas, pernas, panturrilhas, quadríceps e tonificar as nádegas, especialmente se você andar em uma ladeira. Andar como se você tivesse um copo em sua cabeça é bom para tonificar o abdômen e reduzir a cintura. Além disso, ajuda a tonificar os braços, fortalecer as costas e os ombros.

6. Aumenta a energia

Depois de caminhar muita gente sente que não tem mais energia, mas na verdade é o oposto. Dar um passeio é um energizador natural que mantém você alerta e com mais energia. Aumenta a circulação e o fluxo de oxigênio no sangue e diminui a rigidez muscular. Então vá para um passeio na hora do almoço, em vez de ficar no escritório, e você notará a diferença.

7. Aumenta a felicidade

Andar a pé é o melhor antidepressivo, pois melhora o humor ao aumenta a produção de endorfinas (hormônios da felicidade) no sangue, o que reduz o estresse e a ansiedade. Caminhar é uma atividade social que pode ser feita na companhia de amigos, vizinhos ou parentes, pois diminui o sentimento de solidão. Então, ande!

Qual a frequência adequada para praticar corrida ou caminhada?

Segundo uma das diretrizes mais adotadas em todo mundo, imposta pelo American College of Sports Medicine (ACSM), a orientação é de que os adultos realizem atividade física com intensidade moderada por, pelo menos, 5 dias na semana. Se a atividade for de intensidade maior, como é o caso da corrida, a prática pode ocorrer por, pelo menos, 3 dias por semana.

Em complemento às diretrizes estadunidenses, a Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que a prática de atividades física seja realizada por um período de 150 minutos por semana, ou seja, 30 minutos diariamente no período de 5 dias, no caso de atividades moderadas, e 75 minutos por semana, isto é, 25 minutos diários no período de 3 dias, no caso de atividades com intensidade vigorosa.

Posso praticar atividade física se já tenho uma doença vascular?

Na grande maioria dos casos, sim. Aliás, a corrida e a caminhada fazem parte do tratamento de pacientes que sofrem com algumas doenças vasculares bastante comuns, como as varizes, ou que apresentam fatores de risco para o desenvolvimento de um problema vascular.

Contudo, vale ressaltar que o paciente deve passar por uma consulta inicial com um especialista. Pacientes que tiveram doenças mais graves, como AVC ou aneurismas, precisam passar por um programa de reabilitação acompanhado por profissionais antes de praticar exercícios físicos.

É importante, também, promover uma mudança nos hábitos de vida de maneira geral. Aliar uma alimentação equilibrada com a prática de atividades físicas, por exemplo, pode trazer ainda mais benefícios para sua saúde vascular.

Quer um estímulo para começar? Em nossa equipe, o Dr. Pierre Galvagni, cirurgião vascular e endovascular, pratica corrida de rua com frequência para melhorar sua saúde vascular. Siga o exemplo dele e comece hoje mesmo a mudar seus hábitos de vida!

Quer receber mais dicas e conteúdos como este? Assine nossa newsletter e receba nossas novidades exclusivas diretamente no seu e-mail. Até a próxima!

(Fonte: Vix)
Via Fundações Sanepar


Nenhum comentário:

Postar um comentário