quarta-feira, janeiro 12, 2022

Petrolândia continua em crescente de casos de Covid-19; segundo paciente é internado, e mais 17 testaram positivo nas últimas 24 horas

Centro comercial da cidade de Petrolândia - AV. Manoel Borba - Foto: Assis Ramalho/BlogAR

A prefeitura de Petrolândia divulgou o novo boletim epidemiológico da covid-19 na noite desta terça-feira (11/01/2022). De acordo com os dados, o município continua com uma crescente de casos confirmados e mais um paciente foi internado. 

Petrolândia passa a contabilizar 228 casos confirmados e dois intenados (veja quado completo abaixo).

Os casos saltaram de 11 para 228, quando comparadas a última semana de dezembro e os 12 dias de janeiro/2022. O aumento tem deixado os serviços de saúde em alerta.

Desde o início da pandemia do coronavírus, foram registrados em Petrolândia 2.116 casos de contaminação, com 46 óbitos. 1.842 foram recuperados.

A Secretaria de Saúde de Petrolândia alerta a população para a importância da vacinação e para que mantenha os cuidados preventivos, com uso de máscara, distanciamento social e higienização frequente das mãos.

CONFIRA OS DADOS OFICIAIS DE PETROLÂNDIA DIVULGADOS NA NOITE DE ONTEM (11/01/2021).




DECRETO

Na quinta-feira (06/01), a prefeitura de Petrolândia publicou decreto que entrou em vigor na sexta-feira, 7 de janeiro, para reforçar as medidas restritivas de enfrentamento à pandemia de Covid-19.

O decreto determina que eventos particulares, shows e apresentações artísticas, em áreas públicas ou particulares, serão limitados a 1 por dia, com autorização solicitada na Prefeitura de Petrolândia, com 15 dias de antecedência. Se houver mais de um pedido para a mesma data, terá prioridade quem apresentar o pedido primeiro.

Apresentações artísticas em restaurantes, clubes e outros espaços devem acontecer com até 50% da capacidade do público do local e lotação máxima de 200 pessoas.

A partir de agora, o público de eventos deve apresentar o comprovante de vacinação completa. Desde o final de 2021, já é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra Covid-19 para entrada nas repartições públicas estaduais e na Secretaria de Saúde de Petrolândia.

O decreto também reforça o uso obrigatório de máscaras de proteção, hábito praticamente abandonado pela maioria da população, inclusive em parte do comércio, com o avanço da vacinação e a queda no número de casos durante o ano passado. A máscara é obrigatória em todos os locais, mesmo nas ruas e dentro de veículos particulares e públicos, táxis e mototáxis.

NOTÍCIA RELACIONADA
Jogos de futebol e eventos como casamentos e formaturas devem exigir teste de Covid e reduzir público para conter Influenza e coronavírus, diz governo de PE
Coletiva do governo de Pernambuco falando das novas medidas para enfrentamento da Covid-19 - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Jogos de futebol e eventos sociais, como casamentos e formaturas, deverão exigir teste negativo de Covid-19 e "passaporte da vacina" para a entrada do público, se este for maior que 300 pessoas, informou o governo de Pernambuco.

As medidas são as mesmas anunciadas na segunda-feira (10), devido à epidemia de Influenza A H3N2 e ao aumento de casos de infecção pelo novo coronavírus (veja vídeo acima).

As informações foram divulgadas pelos secretários estaduais de Saúde, André Longo, e de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, durante uma coletiva de imprensa realizada no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, nesta terça-feira (11). As medidas entram em vigor a partir da sexta-feira (14).

A partir dessa data, tem início a cobrança do "passaporte da vacina" em bares, restaurantes e outros serviços de alimentação, onde as mesas podem ter, no máximo, 20 clientes. Isso inclui, por exemplo, lanchonetes nas praças de alimentação de shoppings.

Para pessoas de até 54 anos, é preciso estar imunizado com duas doses ou a vacina em dose única. Para quem tem mais de 55 anos, é necessário ter tomado a dose de reforço. Isso também vale para cinemas, museus e teatros.

Nos eventos, além do passaporte vacinal, será exigida a apresentação de teste negativo de Covid, sendo com 24 horas de antecedência para exames de antígeno e de 72 horas para exames de RT-PCR.

"Se assemelham aos eventos abertos os jogos de futebol. O Campeonato Pernambucano, que vai se iniciar agora no dia 22 de janeiro deverá cumprir a determinação prevista para ambientes abertos. Portanto, limite de 3 mil pessoas ou 50% da capacidade, exigindo passaporte vacinal e a exigência do teste negativo de antígeno ou PCR", declarou Rodrigo Novaes.

O número máximo de frequentadores será de 50% da capacidade do espaço, ou 3 mil pessoas, em locais abertos, e mil pessoas, em locais fechados. Até a vigência do novo decreto, vale no estado o limite de 7,5 mil pessoas em eventos.

Novaes afirmou que as regras devem ser seguidas até mesmo pelos eventos que já venderam ingressos para períodos posteriores ao novo decreto. "Existiam eventos já marcados para este final de semana, que já teriam vendido ingressos, anunciado, que acabarão por ser cancelados ou ajustados, adequados às novas determinações", disse.

Vacinação de crianças

O secretário André Longo afirmou que espera que, até o fim desta segunda semana de janeiro, o Ministério da Saúde entregue as primeiras doses para vacinação de crianças de 5 a 12 anos. O estado afirmou que organizou o plano de logística para iniciar de pronto a imunização desse público.

"Primeiro, vamos vacinar indígenas, crianças com quadros graves de deficiência e estamos discutindo quais comorbidades serão prioritárias. Duas delas estão se destacando em internamentos. Hoje, sabe-se que os danos da Covid são maiores em crianças obesas e que têm asma, especialmente asma grave. Esses dois grupos deverão ser considerados nas primeiras vacinas", disse André Longo.

Cenário epidemiológico

O secretário de Saúde afirmou, ainda, que atribui principalmente à epidemia de Influenza A H3N2 a pressão atual sobre o sistema de saúde, que, segundo ele, equiparou-se à primeira onda da Covid, em maio de 2020.

"Tivemos 805 solicitações por internamento na primeira semana epidemiológica deste ano, 2% a mais que a semana anterior e 82% a mais que 15 dias antes", declarou André Longo.

Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário