quinta-feira, janeiro 20, 2022

Hoje é Dia do Farmacêutico; parabéns aos nossos profissionais de Petrolândia

Farmácia 2 Irmãos - Anselmo Gomes dos Santos, farmacêutico reconhecido com vários prêmios de pesquisas de opinião pública


Comemorado hoje no Brasil, 20 de janeiro, o Dia do Farmacêutico reforça a atuação do profissional de saúde nos estudos da composição, nos processos produtivos dos medicamentos e cosméticos e produtos de higiene utilizados em seres humanos e animais.

Especializado no desenvolvimento, manipulação e controle, o especialista atua principalmente na assistência farmacêutica. O profissional pode trabalhar em farmácias e drogarias, como o responsável técnico, ou atuar na fiscalização sanitária combatendo a fabricação de remédios falsificados ou na parte de análise clínica dos laboratórios, exames bioquímicos, hematologia e microbiologia.

Sua área de atuação é extensa, além do contato com a fabricação dos medicamentos, o farmacêutico assume um papel responsável perante a sociedade na busca pela cura e melhorias na qualidade de vida. Cada vez mais, o mercado se abrange para esses profissionais e com o avanço da tecnologia e das pesquisas nas industrias farmacêuticas, as oportunidades de atuação estão cada vez mais promissoras.

História da Profissão

A data foi escolhida tendo como referência a fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916. O reconhecimento oficial, feito através da Resolução nº 460, de 23 de março de 2007, teve como objetivo unificar a comemoração do Dia do Farmacêutico e alcançar maior visibilidade e reconhecimento. Já a Comenda do Mérito Farmacêutico que visa distinguir farmacêuticos e autoridades pelos relevantes serviços prestados à profissão, foi criada pelo Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº 323, de 16 de janeiro de 1998.

A profissão remete-se aos antigos boticários e apotecários que eram especialistas na utilização de remédios e na criação de novos fármacos. Eles tratavam de diversas doenças e também trabalhavam na criação de perfumes. Muitas vezes, substituíam os médicos que eram poucos sendo em muitos casos a única chance de vida daqueles que não tinham acesso aos hospitais.

Nos primeiros tempos da profissão, a matéria-prima principal era a própria natureza e o conhecimento baseava-se na observação. Atualmente, o trabalho dos farmacêuticos é feito com material sintético, manipulado a partir do conhecimento agregado através dos anos e ligado ao conjunto de tecnologias existentes. Além disso, existe uma interação com os médicos, gerando um tratamento mais eficaz e baseado no diagnóstico. O trabalho conjunto dos profissionais evidencia a melhor qualidade de vida dos pacientes.

Funcionárias da Farmácia DEHON, localizada na Avenida dos Tês Poderes, centro de Petrolândia

Funcionárias da Farmácia Trindade - Situada na Avenida dos Três Poderes, ao lado da Lotérica Stillu's, no centro da cidade. 


Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário