quinta-feira, dezembro 16, 2021

Petrolândia: Ex-vereador João Vicente da Silva Filho (João Enfermeiro), recebe Título de Cidadão Honorário de Petrolândia

 

 

A Câmara Municipal de Petrolândia conferiu, na noite desta quarta-feira (15/12/2021), o título de Cidadão Honorário ao ex-vereador João Vicente da Silva Filho, popularmente conhecido por João Enfermeiro.

O Projeto de Decreto Legislativo  é do vereador Técio de João Vicente (PSB), filho do ex-vereador

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa, Dedé de França, e contou com as presenças dos demais vereadores; Adelina Martins, Gil da Cesta Básica, Nego Almeida, Evaldo da Melancia, Fabrício Cavalcante, Joilton Pereira, Naldo da Ambulância, Said Sousa, Silvio Rogério e Técio de João Vicente.

Natural de Betânia-PE, João Vicente  recebeu a honraria por seu histórico e dedicação a cidade de Petrolândia, onde chegou em 1971.

CONFIRA O DISCURSO DE JOÃO VICENTE DA SILVA FILHO (JOÃO ENFERMEIRO)


CONFIRA O HISTÓRICO DE JOÃO VICENTE DA SILVA FILHO (JOÃO ENFERMEIRO)

João Vicente da Silva Filho, é natural de Betânia-PE. Nasceu em 16 de Janeiro de 1953. Filho de João Vicente da Silva e D. Maria de Lourdes da Conceição.

Chegou à Petrolândia, no ano de 1971, vindo, na ocasião, da cidade de Sobradinho, e tinha como objetivo, contribuir com os trabalhos de relocação da velha Petrolândia, para esta nova cidade, assim como, com os Municípios de Rodelas, Itacuruba e Jatobá.

João Enfermeiro, como assim ficou conhecido, é querido e amado por todos, pois sempre atendeu com muita amorosidade as pessoas que buscavam atendimento no hospital, tanto em Petrolândia, quanto na cidade de Paulo Afonso, onde trabalhou por vários anos.

Assim sendo, atendendo ao pedido da população petrolandense decidiu candidatar-se a Vereador, no ano de 1992, sendo na ocasião o candidato eleito, com maior número de votos no Município.

A partir dai, iniciou-se uma longa trajetória política, pois, João Enfermeiro, com o apoio e reconhecimento da população, ocupou uma cadeira parlamentar nesta Casa Legislativa, por cinco mandatos consecutivos, deixando nesta Casa, um legado inestimável de trabalho prestado em prol da cidade de Petrolândia.

João é casado com D. Alzeni e Pai de Jefferson Técio, atual Vereador, e discípulo dos trabalhos do seu genitor.

Em sua trajetória na área da Saúde, vale destacar todo seu potencial, empenho e dedicação, principalmente no tocante à sua efetiva qualificação profissional, como assim descreveremos a seguir:

· Formou-se em Técnico em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco, cujo curso, teve a duração de 04 anos consecutivos, conforme grade curricular da época, sendo hoje portador do COREN-PE/BA Nº 77.346;

· Em seguida, iniciou Especialização em Enfermagem do Trabalho e Técnico em Segurança do Trabalho ( Conselho D.F nº 6216 ), passando a assumir, na ocasião, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da CHESF.

· Foi Coordenador dos Postos de Saúde, visando atender, na ocasião, a demanda dos Empregados de todas as Empresas de Construções de Petrolândia, quando na relocação da cidade, atuando, tanto na antiga, quanto na nova cidade, abrangendo também a cidade de Jatobá. Vale salientar, que o Posto de Saúde, na época, contava com 05 Funcionários, sendo eles: João Vicente, Milde, Maria José Delgado, Conceição, Silvânia de Neguinha, Laécio (Motorista da Ambulância) e Severino ( Guarda ).

· Em 22 de Outubro de 1982, foi Contratado pela CHESF, para atuar em 3 funções: Coordenador dos Postos de Saúde da CHESF, Vigilante, e, em dia de cirurgia, auxiliava nos procedimentos , na época, junto à Maternidade Santa Inês. Atuou também, nessa ocasião, junto á fiscalização de cadastros referente à construção as casas da nova cidade.

· Participou do Curso realizado pela C.V.E: Corpo Voluntário de Emergência e Exercício de Emergência Aeronáutica Completo.

· Participou do curso INFRAERO – Empresa Brasileira de Infraestrutura AEROPORTUÁRIO.

· Por trabalhar em sala de parto durante 23 anos , realizou curso da BEMFAM( Bem estar familiar no Brasil), visando desta forma, proferir palestras e orientar casais a como planejar e desejar seus familiares.

· Pela formação, na UPE, foi escolhido para ministrar aulas nos Municípios de Petrolândia, Tacaratu e Jatobá, nos Cursos de Auxiliar e Atendentes de Enfermagem, realizados no âmbito da Escola Delmiro Gouveia, nesta cidade.

· Na ocasião, foi cedido pela CHESF, a integrar a Diretoria do Hospital Dr. Francisco Simões de Lima, atuando junto ao Departamento de Medicina Preventiva, onde permanecei por 06 anos.

· Realizou curso APH, mesmo com procedimentos sendo viabilizados no âmbito do Hospital.

· Foi Coordenador de Saúde da união dos Vereadores de Pernambuco-UVP, por 12 anos, atuando magistralmente nas coordenações dos eventos e congressos do referido órgão.

· Até 22 de Fevereiro do corrente ano, foi coordenador e fiscal de 52 Enfermeiros de Nível superior do Hospital Nair Alves de Souza;

· Foi Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e das Comissões de Segurança do HNAS;

· Foi Vice-Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Paulo Afonso-BA.

· Há 24 anos, coordena a Semana da Enfermagem, sempre no mês de maio entre os dias 12 a 20, escolhendo-se 01 dia, para a realização do evento, sempre no âmbito da Câmara de Vereadores ou no Centro Cultural do Município. O Evento, conta cm a participação de vários especialistas na área médico, que atuam proferindo palestras direcionadas à área da enfermagem, bem como, a todos que fazem à saúde de Petrolândia e toda região.

· Participou do Curso de Integridade e Cultura Ética, pela UNISE- Universidade Empresas ELETROBRÁS.

Desta forma, por todo o exposto, e por ter escolhido este lugar que tanto ama, como sua terra natal, que sempre o acolheu carinhosamente, é que justifico o presente projeto, que tem o condão de atribuir o Título de Cidadão Petrolândia, a este homem tão honrado e exemplar, que merece todas as honras do Poder legislativo de Petrolândia.

VEJA ABAIXO A RELAÇÃO DOS DEMAIS CONTEMPLADOS



Os novos filhos de Petrolândia são;

*Amadeu de Souza Lima - Ex-Prefeito de Petrolândia

*Cícero José dos Santos

*Iara Cordeiro de Assunção

*Ylga Yelda Reis de Carvalho Rodrigues de Almeida - Ylga Carvalho

*Jailson Vianna da Silva - Major Viana

*João Vicente da Silva Filho - João Enfermeiro

*José Osmar da Silva Brandão

*José Roberto Amaral dos Santos

*Maria das Graças Siqueira Silva - Graça do Bode 

*Maria Lúcia Silva

*Severino Almeida Siqueira

*Wilson Valdomiro de Sá


VEJA FOTOS ABAIXO


















 





Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR



Nenhum comentário:

Postar um comentário