segunda-feira, novembro 15, 2021

Petrolândia: Prainha da Orla Fluvial atrai muitos banhistas na manhã desta segunda (15/11/2021), feriado da Proclamação da República

Fotos registradas na manhã desta segunda-feira (15/11/2021) na Prainha da Orla Fluvial: Assis Ramalho/BlogAR




Na manhã desta segunda-feira, 15, feriado da Proclamação da República, a reportagem do Blog de Assis Ramalho conferiu o movimento de banhistas na prainha da Orla Fluvial de Petrolândia. Em mais um dia de muito calor, a prainha foi o ponto mais procurado para o feriadão.

Em barracas ou na areia, os frequentadores aproveitam as águas do lago de Itaparica para se refrescar e o movimento na área deve se estender ao longo de todo o dia.

Orla Fluvial da Prainha de Petrolândia, é um dos muitos pontos turísticos do município.

Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR

Conheça Petrolândia: Município de histórias submersas e de belezas naturais
Mirante da Serrota do Padre (Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco)

Igreja Submersa do Sagrado Coração de Jesus
Foto: Assis Ramalho/BlogAR


Conheça Petrolândia

Ilha de Rarrá


Ilha de Rarrá

No meio do rio, entre Petrolândia e Glória, na Bahia, está uma ilha que mais parece miragem no Sertão. Água tranquila e dunas de areia clarinha formam a paisagem que é convite irrecusável a momentos de descanso. Nos fins de semana, o agito é maior. Nos demais dias, há um clima de ilha deserta, porém estruturada, com um restaurante recebendo os visitantes que chegam de catamarã agendados para almoço regional. Tem rede e balanço à beira do Velho Chico, além de mesas e bancos de madeira, típicos de uma praia litorânea.
       
Igreja Submersa do Sagrado Coração de Jesus - Foto: Assis Ramalho/BlogAR

Igreja Sagrado Coração Sagrado de Jesus

Quem nunca viu a famosa igreja parcialmente submersa nas águas de Petrolândia, fica surpreso com o encanto dessa descoberta. Só no meio do Lago de Itaparica, onde silêncio e história acompanham o turista, é possível ver o topo da estrutura, onde casamentos, missas e batizados eram feitos com frequência. Boa parte agora está a quase 10 metros de profundidade. O que ficou à mostra, com tijolo e cimento aparente, pede contemplação e viagem no tempo.

 
Mirante do Serrote do Padre

O antigo mirante de Petrolândia, agora é trilha para o turismo de aventura. Distante 18 km do centro, tem parte com acesso plano e outra com subida de até 30 minutos. O visual compensa. De lá, é possível ver a parte mais funda do Lago de Itaparica, com 170m cobrindo a velha cidade, onde existia a parte urbana e a rural com pequenas cachoeiras.



Bar e Balneário Roça de Samyr - Foto: Assis Ramalho/BlogAR


Bar e Balneário Roça de Samyr, situado na estrada do Mirante da Serrota, em Petrolândia. O local é o ponto ideal para quem deseja desfrutar de lazer no Lago de Itaparica sem preocupações com acesso ao rio, estacionamento e alimentação. A entrada é grátis!

O restaurante serve as delícias preparadas pela cozinha da tia Leni, com saborosos pratos como peixe frito, baião-de-dois e buchada de bode.

O Bar e Balneário do empresário e mergulhador Samyr Oliveira está localizado na estrada para o Mirante da Serrota, a menos de 10 minutos do centro de Petrolândia.

O Bar e Balneário Roça de Samyr está no Google Maps. Escolha a melhor rota e divirta-se no Lago de Itaparica.

Chácara e Balneário Nossa Senhora da Conceição, mais conhecida como roça de Maria de Biu, localizada no Sítio Brejinho, na BR-110 - Petrolândia



Aproveite as belezas de Petrolândia e desfrute da natureza na Chácara e Balneário de Maria de Biu, um verdadeiro paraíso ao alcance de todos

Trata-se de um lugar aconchegante, com muitas mesas ao ar livre, com muita arborização e à beira do rio São Francisco. O estabelecimento também passou a contar com uma Piscina infantil, inaugurada recentemente A culinária também é de primeira, com variados pratos de tira-gostos, e, claro, a especialidade é o peixe, servido com o tradicional baião-de-dois.



Calçadão na beira da Orla Fluvial com quatro restaurantes prontos para receber o turista que passeia de olho na vista para o Lago de Itaparica. Escolha um deles e peça o peixe tilápia, entre outros, servidos com macaxeira frita e outros acompanhamentos regionais.


Praia do Sobrado

A praia possue uma paisagem paradisíaca composta por areia e água doce, faz um contraste de rara beleza com a vegetação típica da caatinga presente no lugar. O Sobrado também é contemplado por um Sitio Arqueológico de Inscrições Rupestres tombado pelo IPHAN.

Próximo à margem da praia, que é ideal para banho, o rio acolhe uma formação rochosa. O monumento localiza-se a aproximadamente 40 Km do centro da cidade. O local é um paraíso às margens do São Francisco, com águas cristalinas, faixa de praia com areia fina de cor avermelhada, embelezada pela vegetação da caatinga.

 Chácara Dona Tonha

 Chácara Dona Tonha, localizado no Sítio Serrota, às margens do rio São Francisco, com organização do empresário Nilson (Pousada e Churrascaria do Nilson) e família.

A Chácara Donha Tonha é lugar aconchegante e sossegado, com muitas mesas ao ar livre, bastante arborizada, com piscinas para adultos e crianças, além de banho de cascata.

Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário