sexta-feira, novembro 12, 2021

Comitiva da Embrapa Caprinos e Ovinos e FIDA - Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, visitou APL da Ovinocaprinocultura no Polo do Sertão de Itaparica Pernambuco





O Polo do Sertão de Itaparica recebeu comitiva da Embrapa Caprinos e Ovinos, do FIDA - Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, do consultor do MAPA/PDHC e do Gerente de Projeto AKSAAM.

A comitiva foi recepcionada no dia 10/11 às 14hs, no auditório do IF – Instituto Federal – Campus Sertão Floresta – PE. Na programação para apresentar suas ações e projetos em andamentos na Rota do Cordeiro foram convidadas as seguintes instituições de apoio e fomento a cadeia produtiva:



A Prefeita de Floresta, Rosangela Maniçoba, fez a abertura do evento dando as boas-vindas a comitiva da Embrapa e as autoridades presentes, evidenciando a importância de um olhar especial para o fomento as atividades econômicas locais e regionais. Destacou que o município está em sintonia com o apoio através da Secretaria de Produção Rural e Meio Ambiente, que vem desenvolvendo ações conjunta em parceria com a Rota do Cordeiro e Prodeter-BNB, visando atender os anseios dos criadores de caprinos e ovinos da região, de tornar uma realidade o tão sonhado Abatedouro Frigorifico Regional de Caprinos e Ovinos de Floresta.

A Diretora do IF – Instituto Federal – Campus Sertão Floresta, Rosineuman de Souza Soares Leal, que apresentou as ações da instituição com destaque ao Projeto da Plataforma CAPRINU, projeto em andamento com soluções tecnológicas e empreendedoras para a Caprinovinocultura no Semiárido Brasileiro.


A analista de projetos do SEBRAE-PE, da unidade de Serra Talhada-PE, Raquel Alice da Silva, apresentou os objetivos do projeto Sertão Mais Produtivo, convênio entre o BNB e SEBRAE-PE, e prevê consultoria, assessoria técnica e capacitações em gestão da propriedade para os criadores de caprinos e ovinos.

A Gerente de Desenvolvimento Territorial da Superintendência do Banco do Nordeste, de Pernambuco, Joaísa Rodrigues Ferreira, ressaltou que a iniciativa da parceria BNB e Embrapa, integra as ações do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter), que tem por objetivos fortalecer as cadeias produtivas; Incorporar inovações tecnológicas as atividades produtivas; Potencializar a cooperação e participação dos agentes institucionais econômicos no processo de desenvolvimento local e territorial. Além disso, possibilita o financiamento integrado e orientado das cadeias produtivas, fomentando consequentemente o desenvolvimento da região.



O Coordenador do Comitê Gestor Territorial da Rota do Cordeiro e Prodeter-BNB, Edmundo Gomes, apresentou as principais ações em curso no território e os objetivos Rota do Cordeiro, ressaltou a importância no sentido de maior interação entre as instituições de apoio para promover o associativismo, fortalecer as parcerias e profissionalização dos criadores da região.

Com apoio do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste – Prodeter - BNB, do IF – Instituto Federal – Campus Sertão Floresta - PE, a comitiva conheceu as potencialidades e avanços da Ovinocaprinocultura na região. Com roteiro de visitas a parceiros e clientes do Banco do Nordeste, conheceu as experiências empreendedoras de sucesso desenvolvidas pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Petrolândia – ASCCOPETRO, conduzida pelo criador Gualter Luiz Baldi, cliente do BNB com projeto inovador e sustentável de energia solar, irrigação de pastagem com produção intensiva de ovinos e caprinos de corte para comercialização nos frigoríficos da região.



O comitiva foi acompanhado pelo Agente de Desenvolvimento do BNB, Adelmo Azevedo, e por gestores públicos das Prefeituras e Secretarias de Agriculturas dos municípios de Floresta, Petrolândia, Jatobá, Belém do São Francisco, Itacuruba, Mirandiba e Serra Talhada, além de representantes de instituições ligadas ao fomento da caprinos e ovinos, Sebrae-PE, Prorural _UGT – Petrolândia, IF – Instituto Federal – Campus Sertão Floresta e IF- Sertão SMBV – Santa Maria da Boa Vista – PE. Também contou com a participação de criadores da ASCCOPETRO de Petrolândia – PE e criadores da Associação Padre Cícero de Belém do São Francisco – PE.

Pela Embrapa, integravam a comitiva, Cicero Cartaxo de Lucena, Analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa Caprinos e Ovinos; Dr.

Octávio Rossi de Morais, Pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos; pelo FIDA, o consultor na área de Gestão de Conhecimento, Claudio Lasa e o Analista de Programa Julio Worman. Também participaram o Gerente de Projetos AKSAAM, Moacir Chaves Borges e o Consultor do MAPA/PDHC, Pedro Bavaresco.

No roteiro a comitiva realizou visita na Associação da Fábrica Cabritos da Floresta, entidade formada por mulheres e jovens que receberam treinamentos e qualificação profissional, com especialização na produção de artefatos de couro, Equipamentos de Proteção Individual, EPI, Luvas e Botas de Segurança, e vestimentas (avental, blusão, perneira, mangotes e etc.).

Também visitaram o Curtume Cabritos da Floresta, especializado no processamento de peles de caprinos e ovinos, para conhecer a experiência de sucesso do empreendedor Adriano Ferraz.

Confira abaixo mais fotos do evento








Blog de Assis Ramalho
Texto e fotos: Adelmo Azevedo/Divulgação BNB-Floresta-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário