quinta-feira, junho 17, 2021

Operação da Coelba flagra 'gato' de energia na casa de vereador de Paulo Afonso. O desvio foi de 100 mil kWh, energia suficiente para abastecer um município de 10 mil habitantes por uma semana

Operação da Coelba flagra 'gato' de energia na casa de vereador de Paulo Afonso

A Coelba flagrou durante uma operação um desvio de energia na residência de um vereador de Paulo Afonso, que não teve a identidade divulgada. A irregularidade representou um desvio de 100 mil kilowatt-hora (kWh), energia suficiente para abastecer o município de Macururé — com aproximadamente 10 mil habitantes, durante uma semana. A ação de combate ao furto ocorreu na última quarta-feira (16), no bairro Jardim Aeroporto, com equipes da concessionaria atuando durante dois dias.

O furto na unidade do vereador, que já ocorria há seis meses, abastecia também outras duas unidades que pertencem a familiares. O valor da energia consumida com a ligação clandestina que chega ao total de R$ 17 mil, será cobrado ao proprietário. Deste montante também ocorrerá a arrecadação de impostos Estaduais e Federais que são revertidos a sociedade.

A operação em Paulo Afonso foi realizada após mapeamento da concessionária de energia, que através da análise em softwares, associados a sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica, identificou a rede clandestina em investigação de campo. A irregularidade encontrada representava, ainda, um risco a segurança para a população local, uma vez que a ligação foi feita fora dos padrões técnicos.

A Coelba ressalta que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Por isso é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site www.coelba.com.br, na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.

Por: Jornal Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário