sábado, junho 05, 2021

Criadores de caprinos e ovinos de Floresta-PE recebem assessoria técnica da Super Berro em parceria do BNB/SEBRAE-PE e apoio da Prefeitura Municipal


O SEBRAE-PE e Banco do Nordeste realizaram nesta sexta-feira 04/06, às 9 horas, reunião com as lideranças de associações rurais e Criadores de Caprinos e Ovinos do município de Floresta. O encontro aconteceu no pátio externo do Parque de Exposição de Animais, na Secretaria de Produção Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos do município de Floresta, no Sertão de Pernambuco. O evento apresentou os objetivos do projeto Sertão Mais Produtivo, que faz parte do convênio entre o BNB e SEBRAE-PE, e prevê consultoria, assessoria técnica e capacitações em gestão da propriedade para ovinocaprinocultores do município de Floresta – PE.

O palestrante José Lucas, da empresa de Consultoria Super Soluções, "Super Berro Genética", além de consultor do Sebrae-PE, é criador com vasta experiência na Ovinocaprinocultura. Na palestra, ele detalhou que o projeto que prevê um cronograma de visitas e palestras nas propriedades rurais, “in loco”. Será feito, individualmente, o pré-diagnóstico da atividade junto aos criadores de Caprinos e Ovinos, ponto de partida para o início dos trabalhos e sucesso dos negócios que serão gerados no campo.

Segundo o Agente de Desenvolvimento do BNB, Adelmo Azevedo, além da consultoria na gestão da propriedade, o Sertão Mais Produtivo também pretende incentivar o associativismo e a produção de alimentos, com incentivos à cultura da palma forrageira, capim e outras leguminosas, para reforço da alimentação do rebanho de caprinos e ovinos.

O Secretário de Produção Rural de Floresta, Betinho Numeriano, destacou a importância das parcerias com o BNB, SEBRAE-PE e o IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco, representado por Tito Ferraz, que falou sobre o Programa Campo Novo, distribuição de sementes de milho, sorgo e mudas de palma para os agricultores e agropecuaristas cadastrados no referido programa. O Secretário Betinho Numeriano anunciou o incentivo à Ovinocaprinocultura, que será apoiada pela Secretaria de Produção Rural. Segundo ele, os criadores já poderão iniciar sua plantação da Palma Forrageira e contarão com assistência e acompanhamento dos técnicos da secretaria.

Participantes do encontro representantes da Prefeitura Municipal de Floresta, Banco do Nordeste, Prodeter-BNB, SEBRAE-PE, Empresa de Consultoria Super Soluções Serviços, "Super Berro", Secretaria de Produção Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos do município de Floresta, IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco, Associações de Produtores Rurais e pequenos Criadores de Caprinos e Ovinos. A Prefeita Rorró Maniçoba foi representada no evento pela Vice-Prefeita Bia Numeriano. 

Também compareceram os coordenadores do Comitê Gestor Territorial da Ovinocaprinocultura no Polo Itaparica, Edmundo Gomes, AD-LIDER-SSF/PE e Claudia Leal,da Associação Provida, que, na oportunidade, apresentaram os objetivos da Rota do Cordeiro, no sentido interagir com as instituições de apoio para promover o associativismo e fortalecer as parcerias e ações da Ovinocaprinocultura no território do Sertão de Itaparica. Foram apresentadas, ainda, as experiências da Associação Padre Cícero, do município de Belém do São Francisco-PE, onde os criadores Joseíto José Gomes e Aciene Pereira apresentaram suas experiências de sucesso com apoio do Programa Prodeter-BNB, Sebrae e Super Berro.


Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: Adelmo Azevedo-Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste/Ag Floresta – PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário