sexta-feira, abril 23, 2021

Pernambuco receberá novo lote de vacinas com 91.600 doses a menos do que o previsto, diz secretário


André Longo afirmou que redução no envio de doses de vacinas contra a Covid-19 para Pernambuco comprometeu o andamento da vacinação no estado — Foto: Heudes Regis/SEI

A redução dos lotes de vacinas contra a Covid-19 que vão chegar a Pernambuco, na sexta (23), deve comprometer o andamento da imunização no estado. Em pronunciamento transmitido na internet, nesta quinta (22), o secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou que a nova remessa tem 91.600 doses a menos do que o previsto.

O problema, segundo Longo, deve ter impacto no término da imunização de idosos e no início da vacinação de quem tem doenças pré-existentes.

A nova remessa tem 142.150 doses de vacinas. São 113.750 da Oxford/AstraZeneca e 28.400 da CoronaVac/Butantan. O estado disse que eram esperadas pelo menos 120 mil doses do segundo tipo de imunizante.

As vacinas são para pessoas a partir dos 60, trabalhadores de saúde e trabalhadores de força de segurança e salvamento. O secretário demonstrou preocupação com a quantidade e cobrou esclarecimentos do Ministério da Saúde

"Pelos comunicados e entregas anteriores, eram esperadas ao menos 120 mil doses de CoronaVac/Butantan e estamos recebendo menos de 30 mil doses, amanhã. É um fato preocupante. Essas doses estavam reservadas para a segunda dose da população", afirmou.

Frasco da CoronaVac, vacina contra o coronavírus produzida pelo Instituto Butantan — Foto: Divulgação/Butantan

O Instituto Butantan suspendeu o envase de doses da vacina CoronaVac, após atraso na chegada de matéria-prima. O atraso prorrogou a entrega de 46 milhões de doses ao governo federal.

"Na Paraíba, a gente já tem relatos de que já está faltando a segunda dose, em João Pessoa. Isso compromete o planejamento dos estados e municípios e passa a ser um problema", observou André Longo.

Pessoas com comorbidades

A expectativa da Secretaria Estadual de Saúde era concluir, no inicio de maio, a vacinação de pessoas a partir de 60 anos e iniciar a imunização de quem tem comorbidades, mas os prazos devem ser revistos por conta do atraso na entrega das doses de CoronaVac/Butantan.

"A gente ainda acredita que vai começar em maio, mas vamos ter que esperar a questão técnica. O compromisso de Pernambuco é terminar pessoas com 60 anos e avançar. Mas a regra-geral é que se vacine as comorbidades pelas mais frequentes e também por idade", destacou o secretário de Saúde.

Indicadores da Covid-19 elevados

Na análise de mais uma semana epidemiológica, o secretário ressaltou que, apesar da estabilidade alcançada, Pernambuco continua com os indicadores da Covid-19 em "patamares elevados", causando grande pressão sobre a rede de saúde.

Até esta quinta (22), foram contabilizadas 3.218 pessoas internadas com o novo coronavírus nas redes pública e privada, sendo quase 2 mil em leitos de terapia intensiva.

Pernambuco confirmou, nesta quinta-feira (22), mais 1.202 casos e 45 mortes de pacientes com a Covid-19. Com esses registros, o estado passou a totalizar 389.709 infectados pelo novo coronavírus e 13.425 óbitos devido à pandemia, contabilizados desde março de 2020.

Liberação do comércio de praia

O governo de Pernambuco decidiu liberar o comércio de praia durante o fim de semana, a partir da segunda-feira (26), e manter até o dia 9 de maio limitação de horário de funcionamento para o comércio e serviços, devido à pandemia da Covid-19.

O estado também resolveu autorizar um novo horário de funcionamento de atividades em geral nos fins de semana.

"Precisamos fazer essa retomada de forma gradual, para que a gente observe o reflexo na saúde", destacou a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça.

Novos horários

A secretária explicou que o comércio dos bairros terá mais flexibilidade de funcionamento, desde que cumprido o limite de dez horas contínuas durante a semana, e de oito horas contínuas nos fins de semana.

As lojas desse perfil poderão abrir a partir das 8h, de segunda a sexta. As que optarem por esse horário precisarão encerrar as atividades às 18h. Quem optar por abrir às 9h fechará às 19h. Já quem abrir às 10h terá que fechar às 20h.

Nos fins de semana, o funcionamento poderá ocorrer até as 18h, mas só poderão funcionar até esse horário as lojas que abrirem às 10h.

Portanto, quem abrir às 9h continuará encerrando a atividade às 17h, cumprindo o limite de oito horas de operação contínua.

A mudança no fim de semana também vale para escritórios corporativos, bares e restaurantes, que poderão escolher funcionar das 9h às 17h ou das 10h às 18h.

Para as academias, incluindo as unidades localizadas dentro dos clubes sociais e esportivos, o funcionamento ganha uma hora no fim de semana e será estendido até as 18h, mantendo a abertura a partir das 5h. A medida também vale para igrejas.

Por G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário