quinta-feira, março 25, 2021

Jatobá - Itaparica: Das mãos de Jaime e Rubinho a PAZ se fez num letreiro de pedras e cal criando o MORRO DA PAZ


Rubinho

Jaime Lima

Entre macambiras, coroas de frade, catingueiras, facheiros, vislumbra-se lá no alto a palavra PAZ, que entre tantos outros significados também simboliza o desejo de respeito, cordialidade e justiça entre os cidadãos e a natureza.

Essa PAZ nasceu da inspiração de Jaime Lima, topógrafo, que com o apoio de seu amigo José Antônio, popularmente conhecido por Rubinho¹, também da Empreiteira HidroService, materializaram o desejo de construir um lugar de espiritualidade.PAZ era a prece intercedida para essa comunidade que surgia pela presença de milhares de trabalhadores vindos de várias partes do país, especialmente do Nordeste, e acolhidos por essa terra para a construção do Acampamento Itaparica e a Barragem de Itaparica (renomeada Luiz Gonzaga).

O ano era 1982, e após longos dias de sábado e domingo durante o período de dois meses, das mãos de Jaime e Rubinho a PAZ se fez num letreiro de pedras e cal, criando o Morro da Paz.

Anos depois o Morro da Paz deu sentido ao sonho de Jaime, juntando ali grupos de jovens da cidade ligados aos movimentos católicos, especialmente na época quaresmal, quando aproveitavam para cuidar da manutenção do nome também vivenciar a caminhada de fé através do evangelho nas suas palavras de vida e amor ao próximo.

PAZ.

Regina Borges
¹ Minha singela homenagem a Seu Rubinho que este ano completa 80 anos.

Por: Regina Celi de Moraes Borges - Correspondente do Blog de Assis Ramalho em Jatobá/ItaparicaP

Profª Regina Borges (é graduada em Letras, especialista em gestão escolar, ex-presidente da Associação dos Moradores de Itaparica, gestora em licença da EREM de Itaparica)

Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário