quarta-feira, fevereiro 10, 2021

Petrolândia: Professor Roberto Oliveira entrega abaixo-assinado à coordenação da UFRPE para demonstrar interesse da população local quanto a implantação de um polo UAB em Petrolândia-PE


CONFIRA  ABAIXO  RESPOSTA  DA  COORDENAÇÃO  DA   UFRPE 



O professor Roberto Oliveira entregou, de forma digitalizada, uma petição pública à coordenação de ensino à distância da UFRPE solicitando a implantação apoio para implantar um polo UAB (Universidade Aberta do Brasil) na cidade de Petrolândia-PE para ofertar cursos superiores gratuitos para a população. O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) tem como prioridade a formação de professores para a Educação Básica. Para atingir este objetivo central a UAB realiza articulações entre instituições públicas de ensino superior, estados e municípios brasileiros, para promover, através da metodologia da educação a distância, acesso ao ensino superior para camadas da população que estão excluídas do processo educacional.

O município de Petrolândia poderá beneficiar cidades vizinhas como Tacaratu-PE e jatobá-PE, pois os estudantes destas cidades precisam se deslocar para cidades distantes como Floresta-PE e Paulo Afonso-BA para ter acesso a um polo UAB. Roberto Oliveira já obteve resposta da coordenação geral da instituição federal de ensino. Segundo Roberto Oliveira, esta petição pública teve início ano passado, mas esta luta vem de muitos anos. Já foram organizados documentos apresentando a situação da região e foram entregues tanto à prefeitura (gestões anteriores) quanto às instituições públicas de ensino superior. Uma das grandes vantagens da Universidade Aberta do Brasil é a possibilidade que os estudantes têm de estudar na modalidade a distância. Como professores e demais profissionais do setor educacional acabam tendo uma carga horária de trabalho grande e muitas vezes atuam em mais de uma escola, essa é uma alternativa viável e eficaz de ofertar cursos superiores em uma cidade como Petrolândia-PE.

Como funciona

A Capes articula qual instituição de ensino deve ser responsável por ministrar determinado curso no polo de apoio presencial, mantido pelo município. Os cursos são gratuitos, financiados pelo governo federal e planejados pelas universidades. Um polo em Petrolândia-PE pode receber cursos de várias instituições públicas de ensino superior, inclusive de outros municípios e estados. . A intenção é alcançar este polo através de uma engenharia reversa, pois primeiro buscou-se apoio a uma instituição Federal de ensino Superior juntamente com a câmara de vereadores e prefeitura (gestões passadas) para depois apresentar todas as intenções a CAPES, pois desta forma agiliza-se o processo de implantação de uma unidade em Petrolândia.

A cidade de Petrolândia atende todos os requisitos para promover um polo de Universidade Aberta, pois a cidade possui um quantitativo populacional superior ao mínimo exigido pela CAPES (20 mil habitantes), hoje segundo último senso, Petrolândia possui cerca de 36 901 habitantes. Roberto Oliveira aproveita o este espaço aqui no blog para solicitar ao prefeito Fabiano Marques que direcione seus trabalhos também neste sentido, pois o direcionamento do fluxo de estudantes de todas as regiões para Petrolândia iria beneficiar o comércio local e o turismo. “Tivemos apoio de mais de uma centena de pessoas que assinaram a petição e querem este projeto de desenvolvimento para Petrolândia. A cidade só terá um polo UAB para ofertar cursos superiores gratuitos para a sua população se a câmara Municipal de vereadores estiver concatenada com o poder executivo para em um curto período trazer este benefício para todos da região”.

O professor Roberto Oliveira apresentou à UFRPE não só o abaixo-assinado, mas também todas as estruturas que as escolas municipais de Petrolândia possuem, onde algumas destas instituições municipais de educação já estão aptas para fornecer cursos superiores. E já obteve resposta da coordenação geral da instituição federal de ensino.



Exemplos de escolas municipais que possuem estruturas para a implantação de um polo UAB para a cidade de PETROLÂNDIA-PE.

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ DE CARVALHO ALCÂNTARA














Blog de Assis Ramalho
Informação: Professor Roberto Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário