segunda-feira, janeiro 18, 2021

Tacaratuense Josenira Nascimento coordenará equipe jurídica da vereadora mais votada do Recife, Dani Portela (PSOL)


A tacaratuense Josenira Nascimento será a coordenadora da equipe jurídica do Mandato de Dani Portela (PSOL), vereadora mais votada de Recife nas eleições de 2020. Josenira tem 29 anos, é advogada formada pela Universidade Federal de Pernambuco e militante antirracista, feminista e anticapitalista.

Josenira iniciou sua militância em Tacaratu, sua cidade natal, na pastoral de juventude das CEB's (Comunidades Eclesiais de Base), movimento da igreja católica. Sobre o início da sua militância, Josenira diz que “ter participado dos movimentos de juventude da igreja católica que à época em Tacaratu eram voltados à busca pela justiça social, seguiam os princípios das CEB’s e buscavam o melhor para a comunidade da minha cidade revolucionou minha vida e me ajudou a escolher um caminho pessoal e profissional que estivesse comprometido com a redução das injustiças e desigualdades de oportunidades, problemas tão marcantes e decisivos na vida das pessoas do nosso país. Esse senso de comunidade eu adquiri na igreja católica com a Teologia da Libertação e Pe. Eridian Gonçalves, padre que cuidava da juventude, na minha época em Tacaratu.”

Após terminar o ensino médio, Josenira seguiu para Recife onde reside até hoje. Lá estudou na tradicional Faculdade de Direito do Recife da Universidade Federal de Pernambuco e fez parte do Movimento Zoada, movimento estudantil anticapitalista, antirracista e feminista, através do qual possibilitou também a Josenira que ela atuasse como parte do Diretório Acadêmico daquela faculdade.

Profissionalmente, além de advogada, Josenira é especialista no atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica pelo IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais) e pela Associação Artemis e no campo legislativo trabalhou no Mandato do Vereador do PSOL em Recife, Ivan Moraes e coordenou a equipe legislativa/jurídica da Mandata das Juntas Codeputadas nos seus dois primeiros anos na ALEPE (Assembleia Legislativa de Pernambuco).

Atualmente, Josenira se organiza politicamente no PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) mesmo partido de Dani Portela, vereadora mais votada de Recife na última eleição que também é antirracista e feminista, além de socialista, que será a chefe da tacaratuense. Dani será oposição ao prefeito João Campos na Câmara Municipal e poderá contar com o trabalho de Josenira nesta tarefa.

No Mandato de Dani Portela, Josenira será a coordenadora da equipe Legislativa/jurídica que tem como tarefa principal a de levar as demandas coletivas da população recifense para o poder legislativo, através de projetos de lei e requerimentos. Esta equipe também é responsável por estudar as proposições enviadas pelo poder executivo para a Câmara Municipal, a fim de verificar se elas são prejudiciais ou benéficas à população. Uma vez prejudiciais, esta equipe também está incumbida de utilizar os instrumentos legislativos e jurídicos em benefício do povo recifense.

Sobre seu trabalho no Mandato de Dani Portela, Josenira afirma que “é um desafio enorme principalmente pelo contexto de crise econômica e sanitária que estamos atravessando, além disso, o Mandato de Dani, por ter sido o mais votado, por ser socialista, antirracista e feminista e chefiado por uma mulher negra está em um lugar de extrema visibilidade e responsabilidade, especialmente para a esquerda recifense e pernambucana que passa por um momento de reorganização. Porém, Dani, para mim é uma potência e referência política para o meu partido, o PSOL e para a esquerda de Recife e de Pernambuco o que me deixa muito confiante de que ela junto com a sua equipe, da qual me sinto honrada em fazer parte, contará com o apoio de muita gente comprometida com a justiça social neste desafio e isso me tranquiliza. Além disso, ser de Tacaratu, ter meu lugar no mundo, lembrar da minha família, amigos e amigas e minha comunidade, me dá forças para encarar o desafio! Vai ser histórico, já é histórico”, diz Josenira entusiasmada.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário