sexta-feira, outubro 30, 2020

Jatobá Eleições 2020: Conheça a história de Naldo, candidato a prefeito de Jatobá-PE


QUEM É NALDO?

Por:  Regina Borges

Naldo Barbosa é um pernambucano de Cabrobó, tem 48 anos, mas chegou ainda bem pequeno à vila que começava a se formar chamada popularmente de Cidade Livre, e que 18 anos depois seria palco de luta pela emancipação política que a elevou à categoria de município de Jatobá.

Foi mais uma criança entre tantas outras de 6 anos que veio acompanhada com milhares de famílias em busca de trabalho na construção da Usina Hidrelétrica de Itaparica, atual Luiz Gonzaga. Filho primogênito de uma família bem grande, de pais corajosos e trabalhadores, viveu as dificuldades de um local sem nenhuma estrutura, e como descendente das desigualdades sociais teve que trabalhar ainda na infância ajudando os seus pais nas pescarias, nos plantios de hortaliças, na venda na feira livre. Mais tarde também foi entregador de pães, pedreiro, encanador hidráulico, mas sem nunca abandonar os estudos e o sonho de ter uma vida melhor.

A sua relação sempre cordial e respeitosa com as pessoas junto ao seu olhar crítico sobre a realidade fez com que, ainda bem jovem, tivesse presença marcante no cenário político da cidade, participando ativamente das campanhas do ex-prefeito João Gomes, sempre em busca de melhorias à cidade, na qual já era reconhecido como empresário no ramo de calçados, fundador da Associação dos Comerciantes de Jatobá e apoiador de pequenos projetos desenvolvidos nas diversas comunidades.

Em 2004 candidatou-se pela primeira vez à Câmara Legislativa, sendo eleito com uma votação expressiva e cumprindo um mandado de forma exemplar através de participação em conselhos, estímulo à cultura local, debates de pautas de interesse comunitário, acompanhamento das contas públicas, inclusive denunciando irregularidades na gestão do período, o que levaria o então prefeito Itomar Varjão ter as suas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas, ficando assim inelegível.

Ao final de 2008, mesmo sabendo da dimensão de seu reconhecimento político, Naldo escolheu voltar-se aos seus empreendimentos e à política partidária ficaria sempre prestando o seu apoio. Contudo, tomadas de decisões nas gestões subsequentes consideradas por ele negativas, fizeram com que repensasse a sua decisão. Filiado ao PDT, e sempre na defesa dos ideais democráticos, participou do movimento criado em 2019 pelas lideranças locais que contava com a presença de Éder Rodrigo (vice-prefeito), Nestor Soares (ex-vice prefeito), Robson Leandro (ex-prefeito), dos vereadores Neném do Hospital, Eduardo Júnior, Sandrão, Zezão e Zé Dantas, entre outros, com o objetivo de tirar um nome forte capaz de unir os desejos de todos à formação de uma frente de oposição. Depois de vários encontros e debates, Naldo foi o indicado pela maioria, desafio que aceitou corajosamente, e em coletivo lançaram a pré-campanha Vamos Unir o Coração do Povo.

Com uma postura sempre serena, voz tranquila e de muita facilidade de conviver com todos, foi visitando as comunidades, convidando os amigos e conhecidos para se unirem em torno daquele projeto – “É chegada a hora de união para fazer as mudanças de que Jatobá precisa e merece. Não há mais condições de deixar a prefeitura nas mãos de um grupo que sempre apresentou um projeto político de poder familiar, demonstrando incompetência e amadorismo na administração pública”, ressaltou Naldo.

Na caminhada, foi recebendo apoio de todos os cantos da cidade e a pré-campanha foi crescendo. Por outro lado, ouvia-se tanto dos seus adversários políticos quanto de muitos eleitores o ataque devido à presença de alguns políticos que o apoiavam, acusando-o de fazer uma velha política, especialmente dos ex-prefeitos Robson Leandro e Zé Dantas (Petrolândia). Questionado sobre o assunto, o candidato Naldo respondeu que “Apesar do desgaste político que a rejeição causa à nossa campanha, acredito ser importante a união de todos”.

Contudo, semanas depois a comunidade teve conhecimento que mediante conflitos internos motivados por vaidades, interesses pessoais, entre outros motivos, alguns nomes como os dos vereadores Neném do Hospital e Eduardo Jr desligaram-se de Naldo. O que semanas mais tarde também viria a acontecer com o ex-prefeito de Petrolândia e vereador de Jatobá, Zé Dantas, justificando ter sido um pedido de seu Deputado apoiar o candidato do Republicanos.

Uma outra situação que causou grande expectativa na cidade foi a escolha do vice à chapa, que embora muitos apostassem no nome de João Gomes, ex-prefeito de Jatobá e uma das maiores lideranças políticas locais e apoiador de Naldo, acabou não aceitando por motivos pessoais, por fim sendo indicado o nome de Paula Daltro, do MDB.

Um outro fato que ganhou grande notoriedade na cidade foi quando, faltando apenas 40 dias para a eleição, o candidato Naldo exibiu pelas plataformas digitais um vídeo no qual, dentre outras informações, reafirmou o seu compromisso com o povo e comunicou a saída do ex-prefeito Robson Leandro do grupo, uma vez que não aceitou o pedido dele para que desistisse da campanha para apoiar Rogério (Republicanos), o outro candidato de oposição.

E há poucos dias do 15 de novembro, Naldo (PDT) continua trabalhando com muita dedicação, visitando as comunidades, ouvindo as pessoas, falando de suas propostas, sempre com o seu discurso apaziguador, de identificação às lutas do seu povo e conclamando a união de todos para um novo tempo.

Por: Regina Borges
Em 30/10/2020

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário