quarta-feira, agosto 19, 2020

Petrolândia: Com 45 casos ativos de Covid-19, doença ainda está em crescimento na cidade e população precisa colaborar

Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR

Em boletim informativo divulgado nesta quarta-feira (19/08) pela Prefeitura de Petrolândia, com dados relativos ao dia anterior, o número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) na cidade chega a 147 casos confirmados. Há 42 pessoas em isolamento domiciliar, 3 em internamento e 98 superaram a doença, que está em crescimento no município e provocou 4 óbitos. Hoje, as Quadras 04, 06 e 01 estão com o maior número de casos ativos, com 7, 6 e 5 pessoas infectadas pelo Covid-19, respectivamente.

Em mais uma tentativa de conter o crescimento de casos da doença, a Prefeitura prorrogou, até 31/08, as medidas para enfrentamento à pandemia e intensificou a fiscalização da Vigilância Sanitária. Supermercados e grandes varejistas adotaram novos métodos de controle de acesso. No Supermercado Sanfrancisco, na Quadra 12, por exemplo, o número de clientes no interior da loja é limitado, com a entrega de fichas de atendimento. Além disso, os clientes são submetidos à aferição da temperatura corporal, com termômetro infravermelho. Outras lojas, como a Americanas Express, no centro da cidade, também passaram a usar o instrumento. 

Porém, ao lado da exigência de novas medidas restritivas para conter o surto, o descumprimento de regras básicas, como usar máscaras (corretamente), higienizar as mãos, manter o distanciamento social, não consumir bebidas e alimentos nos estabelecimentos, têm sido descumpridas, até com frequência, tanto por clientes quanto por funcionários e até proprietários de estabelecimentos, formais e informais, em lojas físicas ou ambulantes. Vale lembrar que o distanciamento social funcionários também é regra para os funcionários.   

Felizmente, essas práticas não são da maioria dos clientes, servidores e comerciantes, mas, devido à persistência dos maus procedimentos por alguns, são inúmeras as oportunidades de transmissão do vírus, o que deixa mais distante a volta da "normalidade" e eleva o risco de um - ou vários - lockdown na cidade. 

Confira abaixo o Boletim Informativo com dados de 18/08/2020.


Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário