domingo, julho 19, 2020

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa; momentos de recordação neste domingão 19/07/2020

Neste domingão, 02 de abril de 2017, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do Baú, e mostra duas fotos para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, e velha Barreiras hoje submersas as águas do Rio São Francisco.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Confira abaixo




Velha Petrolândia, uma saudade que não passa
Velha Petrolândia, uma saudade que não passa; momentos de ...
Seu João do Alambique


Velha Petrolândia, uma saudade que não passa; momentos de recordação neste domingão 19/07/2020


História de Petrolândia

A colonização da região começou no século XVIII, quando foram fundadas as fazendas Brejinho da Serra e Brejinho de Fora. Os primeiros núcleos de povoamento surgiram onde havia uma frondosa árvore de jatobá e um bebedouro para o gado. Por causa disso, o povoado ficou conhecido como Bebedouro de Jatobá.

Em 1877, a região recebeu a visita do Imperador D. Pedro II, que ordenou a construção de um cais e de uma ferrovia que ligava economicamente o alto e o baixo São Francisco.

Em 1887, a sede do município de Tacaratu é transferida para o povoado de Jatobá que, mais tarde, seria elevada à categoria de cidade em 1 de julho de 1909. O município recebeu a atual denominação em homenagem ao Imperador D. Pedro II.

A história do município passou por uma enorme transformação nos anos 80 devido à construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga (também conhecida como Usina Hidrelétrica de Itaparica), que resultou na inundação da antiga cidade pelo lago de Itaparica e obrigou a transferência dos moradores para a atual cidade em 1988. O município de Petrolândia vem se tornando nos últimos anos um dos mais importantes da região.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Arquivo do Blog de Assis Ramalho/Petrolândia ontem, hoje e sempre

Nenhum comentário:

Postar um comentário