sábado, junho 27, 2020

Primeira morte pelo novo coronavírus no Brasil aconteceu em 12 de março, antes do que se acreditava



A primeira morte por conta do novo coronavírus no Brasil aconteceu em 12 de março – e não em 16 de março, como se acreditava –, segundo o Ministério da Saúde. A informação foi revista pela pasta após resultados de exames laboratoriais e confirmada ao G1 neste sábado (27).

O ministério informou, por meio de um comunicado, que a vítima foi uma paciente de 57 anos em São Paulo. Ela foi internada no Hospital Municipal Doutor Carmino Cariccio, na Zona Leste da cidade, um dia antes.

De acordo com a nota, a revisão das datas será incluída no próximo boletim epidemiológico, que é divulgado semanalmente. Outra morte também foi adicionada antes do primeiro registro, em 15 de março.

O Ministério da Saúde explicou que pode haver "eventuais divergências" nas contagens de mortes por conta do tempo que se leva para confirmar e registrar cada caso no Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe).

"Como informado no boletim epidemiológico 19, existiam 3.972 óbitos em investigação, que podem ser confirmados por Covid-19, Influenza ou outros vírus e agentes etiológicos", diz a nota. "Na medida em que os resultados são disponibilizados pelos laboratórios e as equipes de vigilância epidemiológica atualizam o SIVEP Gripe, as informações são atualizadas a nível nacional."

G1 Bem-Estar

Nenhum comentário:

Postar um comentário