sexta-feira, junho 05, 2020

Petrolândia: Ambientalista Prof. George Novaes fala sobre questões ambientais e perspectivas sobre o pós pandemia e realidade do Lago de Itaparica


Ambientalista, ex-presidente da ARBio (Associação de Reciclagem Biológica) e Coordenador do COMDEMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente de Petrolândia) o Prof. George Novaes fala sobre algumas questões ambientais, quais as perspectivas sobre o pós pandemia e o sobre a realidade do Lago de Itaparica.

A parte mais dura de uma pandemia como essa do Covid-19 é ver o sofrimento e perda de amigos ou de um ente querido. A humanidade, às vezes, esquece que fazemos parte do Meio Ambiente e nada mais sábio que integrar-se a ele respeitando o solo, a água e o ar, contribuindo para um consumo sustentável, melhor utilização dos recursos naturais do planeta com consciência de que outras gerações futuras também precisarão desses recursos e adotem práticas sustentáveis de vida e de desenvolvimento.

Três coisas aceleram os processos de mudanças, guerras, revoluções e epidemias, deve haver uma explosão de socialização entre as pessoas e maior atenção aos recursos naturais que o planeta oferece que são garantidores da existência da vida.

Está evidente que todo descaso e destruição ao ambiente em que vivemos têm efeito sobre nós. Cada metro de desmatamento representa menos chuvas na próxima estação; cada animal morto na mata causa um desequilíbrio que cresce e arrasta outros problemas relacionados à diminuição de espécies na natureza; a água que nos garante a vida está poluída desmascarando uma insanidade brutal.


Petrolândia foi reinventada em torno das águas, tudo que foi pensado nos aspectos socioeconômicos foi sob o eixo do potencial do Lago de Itaparica e não podemos abrir mão de um planejamento tenha o desenvolvimento centrado na exploração sustentável desse recurso hídrico.

Esse lago tem inúmeras formas de exploração: geração de energia, irrigação, indústrias e abastecimento público são os principais setores que se utilizam desse manancial.

Dá para imaginar quanta água é usada durante um dia?

De certo é que o lago de Itaparica já está degradado, o sintoma dá para ver a olho nu, as baronesas em enorme quantidade é um indicador da qualidade da água e sabemos dos vários problemas que o consumo de água de ruim qualidade traz de prejuízos. 


Hoje sou coordenador do COMDEMA e queremos um melhor planejamento e comunicação entre os usuários das águas deste manancial.

O Submédio São Francisco é uma das 4 (quatro) regiões hidrogeográficas da bacia do rio São Francisco, representando 17% da bacia, sendo a mais seca e sua disponibilidade de água é de apenas 4% para uma demanda de cerca de 39% da água disponível na bacia. Somando isso aos dados de que 97% da água do planeta são salgadas e estão nos oceanos, 2% estão nas geleiras e menos de 1% disponíveis em forma de água doce e potável no mundo e que desse 1% parte está em rios e lagos e outra parte nos lençóis em forma de água subterrânea. Logo, nos deixa claro que não é um elemento a ser tratado de maneira irresponsável, vale lembrar que água não é um recurso infinito como muitos acreditam.

Alterações nos ecossistemas e dos habitats animais podem desencadear várias doenças, vírus entram em contato com nosso corpo ao ingerirmos animais silvestres, entra e se aloja numa célula e ali começa sua reprodução foi assim com o SARS, MERS e o COVID-19.

Ações humanas aceleram as alterações no planeta, portanto, é preciso eliminar o desmatamento, cuidar e preservar de todas as áreas naturais é essencial. Se a gente acaba com esse Meio Ambiente nós vamos estar sujeitos a milhões de agressores externos que perderam seus ambientes de vida e vão nos agredir.

Como impacto das mudanças climáticas o aumento do risco da escassez de água aponta para um dos mais graves problemas para a vida na Terra e não podemos fechar os olhos para a dramática situação do rio São Francisco e principalmente do Lago de Itaparica, hoje contaminado por agroquímicos, por nutrientes de processo de produção agrícola, atividades de aquicultura e liberação de águas residuais domésticas e industriais.

Temos que estar atentos, sociedade, poder público, indústria e comércio, órgãos e instituições, aos problemas existentes na água do Lago de Itaparica, preservar e salvar o lago é dever de todos nós.

A crise do coronavírus vai levar a humanidade para mudanças na lógica histórica de como pensamos as questões ambientais rompendo com ela e adotando um novo modelo de correlação com o planeta e quais são nossas prioridades, afinal um ambiente degradado/poluído é um atraente para que vírus como o Covid-19 se prolifere.

Petrolândia precisa do Lago de Itaparica saudável, vamos salvar nosso maior patrimônio ambiental. Defender o Lago é defender todos nós. Isso só vai acontecer com a participação de todos e todas.

Prof. George Novaes

Coordenador do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Petrolândia

COMDEMA

Qualquer dúvida, informação ou denúncia podem entrar em contato com:

Prof. George Novaes – COMDEMA

(87) 98115-3767

E-mail: gnovaes687@gmail.com

https://www.instagram.com/prof.georgenovaes/?hl=pt-br

Sec. de Agricultura e Meio Ambiente de Petrolândia
Departamento de Meio Ambiente

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Por: Prof. George Novaes - Ambientalista, ex-presidente da ARBio (Associação de Reciclagem Biológica) e Coordenador do COMDEMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente de Petrolândia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário