sábado, fevereiro 08, 2020

Belém do São Francisco: Equipe da SETUR e SECULT discutem junto aos órgãos locais, inscrição de 06 patrimônios vivos

 

Noite de ontem no auditório do Poder Legislativo, se fizeram presentes pela primeira vez nesta cidade, técnicos de ambos os órgãos com o interesse de apresentar o XV Concurso de Patrimônio Vivo de Pernambuco, edição 2020. Após explicar como se dá o processo, o técnico Elinildo passou a indagar aos diversos grupos que prestigiaram o encontro, se o Município dispõe de patrimônios vivos para serem apresentados e, se era do interesse, encaminhar os pedido para as instâncias superioras, ocasião em que o Secretário de Turismo, Charles Sá, sustentou oralmente, que a cidade é rica em cultura, propagadora de saberes e trabalha pela perpetuação desses valores que são passados de geração em geração, citando que “aqui foi fundada a primeira Instituição de Ensino Superior – CESVASF, que já tem meio século de existência e que propaga saberes, o que reforça o dito pelo saudoso Mestre, Dr. Alípio Lustosa, que ensinava ser a educação, iluminadora de consciências. Ainda se referindo possíveis patrimônios vivos da localidade, o secretário se reportou aos Primeiros Bonecos Gigantes do Brasil, Orquestra Dionon Pires, evento Moto Fest de Motociclistas, Roda D’água da AGRODAN, manga sem fibras que pode ser ingerida através de colher e por último, o próprio CESVAF, recebendo sinal positivo da equipe do Estado, que também enxergou que os eventos citados, são sim, patrimônios vivos, necessitando que as autoridades municipais ou mesmo as de cunho privado, possam dar entrada nos processos. Em ambas as situações, é necessário que sejam vistas as regras constantes dos editais de chamamento e as datas, que se encontram no endereço eletrônico http://www.cultura.pe.gov.br/editais/xv-concurso-do-registro-do-patrimonio-vivo-de-ernambuco/#.

A cultura do Município tem sido uma das preocupações do Prefeito Licínio, visto ser ele, professor e sabedor da importância de preservar esse acervo, que deve passar de geração em geração, tendo ele, contribuído para que o evento pudesse ocorrer na cidade; pediu pessoalmente, aos servidores das pastas do turismo, educação, cultura, controle interno e ainda ao Poder Legislativo, para que dessem todo apoio a realização do evento Patrimônio Vivo.

De acordo com Elinildo, cultura é a arte de guardar o passado e o presente, vislumbrando a possibilidade de ser levado até a ponte do futuro, passando por diversas gerações a fim de que se saiba como tal fato aconteceu e quais foram os impactos positivos que isso pode trazer numa determinada região.

Presentes a plateia, 03 renomados artistas populares, que podem inclusive apresentar propostas para o concurso, o artista Tony Dunes, o guardião dos bonecos gigantes, Aparecido Coelho e o militante na área da cultura de um modo em geral, Rodrigo. Quem também acompanhou o evento de perto, foi a Dra. Mariana Cantarelli, que atuou na articulação junto aos demais atores do processo, sendo por sinal, a cidade que reuniu o maior quantitativo de pessoas, segundo os técnicos palestrantes.

Assim, Belém mostra o seu interesse em difundir sua história, cultura, arte e se move para ser uma das cidades que mais contribui para a formação de núcleos que visam guardar seus patrimônios e propagar suas belezas para todo Brasil.

Por Charles Sá/Via Blog do Didi Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário