segunda-feira, novembro 25, 2019

Petrolândia: EREM Maria Cavalcanti Nunes celebra Dia da Consciência Negra






Na última quarta-feira (20), foi comemorado o Dia da Consciência Negra. A data representativa da luta por direitos da população negra é marcada por eventos. Em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, um dos eventos integrantes da agenda desse dia é realizado na Escola de Referência de Ensino Médio-EREM Maria Cavalcanti Nunes, com apresentações de dança, teatro e a eleição da Deusa de Ébano. Em 2019, após anos de insistência, os rapazes conseguiram inclusão no concurso e foi eleito o primeiro Deus de Ébano. O evento foi conduzido pelas professoras Jussara Araújo e Taylane Lisboa.

A mesa de honra do evento foi composta por jurados e  convidados: professor Cacá Reimax (EREM de Jatobá), Eva Wilma (Cia. de Teatro Telma Rodrigues, de Jatobá-PE), Thauanny Cordeiro (Graduanda de Educação Física), Paula Menezes (Militante feminista, participante dos Núcleos de Estudos de Gênero "Fridas" e "Dandaras"), Rita de Cássia (Povos Tradicionais/Secretaria Municipal de Cultura), Mariah Melo (Colaboradora do Projeto/AFRONTA Crespas e Cacheadas) e Lúcia Xavier (Blog de Assis Ramalho). Também presentes à mesa Salete Gonzaga (Coordenadora Regional do Sertão de Itaparica/Secretaria Estadual da Mulher) e a Coordenadora de Políticas para a Mulher de Petrolândia, Anna Tereza Simões.

Textos de autoria própria e de autores negros foram recitados por alunos e o ERÊ, grupo cultural da escola, também fez bela apresentação. Convidado, o grupo da Associação Cultural Negros de Betinho (Agrovila 4 da Reta) trouxe a tradicional dança do coco.

Ao final das apresentações, num difícil trabalho para os jurados, encantados com as apresentações de alto nível artístico e cultural, foram coroados a Deusa de Ébano Adrielly e o Deus de Ébano Bruno.

Parabéns ao diretor Marcelo, aos professores, alunos e colaboradores da EREM Maria Cavalcanti Nunes pela realização de mais um brilhante evento de incentivo ao respeito e resistência, em comemoração ao Dia da Consciência Negra.

Ver mais fotos, no álbum>Evento Dia da Consciência Negra na EREM Maria Cavalcanti Nunes

No vídeo abaixo, imagens do evento.

Obs: vídeo sem áudio. 

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário