domingo, setembro 22, 2019

Governo de PE realiza ação para Dia de Luta das Pessoas com Deficiência

 
 
  

Sábado (21) foi um dia especial e feliz para Jamerson, Matheus, Dona Alcilene, Gabriel, Janaína e outros beneficiários do PE Conduz. São pessoas com deficiências que praticamente só saem de casa para ir ao médico e realizar exames. Para marcar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência e torná-lo diferenciado, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, com coordenação da Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD) e apoio da Empetur, juntos fizeram a manhã deles, neste sábado (21/09), mais divertida. Os usuários do PE Conduz foram visitar à Reserva Florestal Aparauá, no município de Goiana, por meio do Projeto Praia sem Barreiras.

“A data de hoje tem objetivo de reforçar e refletir a importância da inclusão social e de dizer não ao preconceito. Essa consciência deve começar dentro de cada um para juntos trabalharmos por uma sociedade mais inclusiva. O nosso desafio é a cada dia superar essas barreiras”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes. No local, os usuários tomaram banho de rio assistido com toda segurança garantida através das cadeiras anfíbias e da equipe de monitores.

“É uma alegria poder participar da rota de lazer do PE Conduz. É um programa que não deixa só o meu filho feliz, é um momento de descontração também para nós cuidadores”, contou Janaína Fonseca, mãe de Jadison Gabriel, de 8 anos e tem hidrocefalia. Ele também utiliza o PE Conduz durante a semana, mas para as suas consultas de terapia ocupacional para fortalecer seus braços e pernas.

Para a idosa Dona Maria do Carmo de Silva, pessoa com deficiência motora há sete anos decorrente de bactéria na medula, é uma felicidade sair de casa para o lazer. “Estamos acostumados a ficar em casa sem poder sair, apenas para médicos”, afirmou a dona de casa, que durante a semana utiliza o PE Conduz para ir ao Barão de Lucena, onde faz hemodiálise. Segundo o superintendente estadual da Sead, Edmilson Silva, a escolha dos beneficiários para usufruir a rota do lazer é de acordo com alguns critérios. “O primeiro deles é que o usuário ainda não tenha participado dessa rota. Em seguida, os que tenham sido menos contemplados”, explicou Edmilson. Para participar, a pessoa com deficiência deve se cadastrar previamente no PE Conduz.

PE CONDUZ - Durante toda a semana os usuários do PE Conduz e seus acompanhantes usam o serviço exclusivamente para tratamentos de saúde, já nos finais de semana, ocorrem as rotas de lazer. Somente este ano, mais de 60 mil viagens foram realizadas pelas vans, garantindo a manutenção dos tratamentos e o lazer dos usuários.

SOBRE A RESERVA - A Reserva Florestal Aparauá tem 40 hectares de Mata Atlântica (fauna e flora), seis nascentes de águas naturais e faz parte de um seleto grupo de áreas destinadas à preservação ambiental. A escolha se deu porque justamente pela relação com o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência com o Dia da Árvore, que é comemorado no Brasil também neste sábado.

21 DE SETEMBRO

A data 21 de setembro é comemorada, no Brasil, como o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Ela foi oficializada em 2005 pela Lei Nº 11.133, entretanto, já era comemorada desde o ano de 1982. “O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência surgiu como forma de garantir a integralização dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos”, destaca o Superintendente de Apoio à Pessoa com Deficiência, Edimilson Silva.

Assessoria de Comunicação
Governo de Pernambuco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário