domingo, julho 28, 2019

Velha Petrolândia em fatos & fotos - momentos de recordações neste domingo 28 de julho de 2019

Neste domingo, 28 de julho de 2019, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do baú e mostra fatos e fotos registrados na velha Petrolândia/velha Barreiras, hoje submersas nas águas do rio São Francisco. Veja abaixo fotos que ficaram marcadas para sempre na memória e nos corações dos petrolandenses.



Geração de Políticos da Velha Petrolândia-PE, da década de 1970.
VEREADORES: Lourinho, Ademar, Gercininho, Davi, Padinho do Sítio Umburanas, Itamar Leite, Chiquinho, Lino Bento e Belé



Velha Petrolândia, momento solene de candidatos eleitos, década de 1980:  Belé, Padinho, Arlete, Fonso, Lourinho, Lino Viana, Marcos Montila, Zildo, Célia de Jatobá e Dr.Simões.


Primeira turma do magistério - Velha Barreiras-PE - Escada da igreja do Sagrado Coração de Jesus.





A velha Barreira, com a Igreja do Sagrado Coração de Jesus e seu casario, Escola e Comércios conhecidos como a Ruinha, nesse espaço, todos os domingos acontecia a feira livre, uma das maiores de toda região!


Visão total da Barreiras ( Núcleo Colonial de Petrolândia-PE).


Velha Petrolândia: Partida de Voleybol disputada no pátio do Colégio Municipal de Petrolândia, década de 1980.

Juventude barreirense



Velha Petrolândia: Casas comerciais na Rua Regente Feijó, espaço onde acontecia a feira livre todas as sextas-feiras



Velha Petrolândia-PE Turma do Magistério em 1987

Na esquina, a Bodega de Desidério -  na Velha Petrolândia-PE



Professora Maria dos Santos, Professor José Rodrigues (Zé de Ana),  prefeito José Araújo (Zé de Caboco), filha de Zé Gominho e Professor Gilberto de Menezes. E o garoto quem é ...


Turma do Colégio na Velha Petrolândia-PE, em 1970. Quem sabe identificar quem?

A larga rua D.Pedro II, rua da frente, a principal, onde também ficava situado parte do Comércio da Velha Petrolândia-PE. Mais na frente ficava o Cine São Francisco.



Velha Petrolândia, 1980 - Primeira Comunhão; identifique quem é quem


Velha Petrolândia-PE Conclusão do Ginásio. Na foto o Professor Sílvio Rodrigues de Almeida entregando o diploma.


Velha Petrolândia-PE Início dos anos 70 Time de Futebol que existia atrás do Posto de Gasolina do Seu Zé Marcelino. Na foto, entre outros, Teixeirinha, Tarciso, Chumbeiro, Luis Carlos da Sorveteria, Nestor Soares, e Gilvan de Eulália. Alguém conhece os não citados? 

Velha Petrolândia-PE Nicodemos coordenando o Coral Voz do São Francisco. Quem conhece o grupo

Pelotão Especial do Colégio, na Velha Petrolândia-PE. Esquerda: Ernesto, Marcos,Adailton, Nem, Rui Sá (In memoriam ), Zé de Amadeu (In memoriam ), Clodoaldo, Zé, Nêgo de Valmir.
Direita : Jurandir, Flávio, Tertinho, Naldo, Francisco, Altamir (filho de Salete, neto de Zé Pirainha), Junior Caré, Alguém lembra dos não citados?


Barreira Velha - Renato de Dêta, Nadir e Josilda

Velha Petrolândia: João Cassiano (de bermuda branca), "o Rei do Suco", vizinho ao Cinema de Valmir e em frente ao Bar 'O Redondo'

Velha Petrolândia: A esquerda (esquina) era o bar e mercearia de Zé Lino, e do lado tinha uns Pontos (Quartinhos). O dono desses pontos era Chico Maricota, era do Brejinho da Serra. Num dos quartinhos morou seu João fotógrafo... em seguida vinha o bêco do Gás


Velha Petrolândia-PE, Igreja Assembléia de DEUS. Ao lado a lanchonete de João


Velha Petrolândia-PE (Sítio Mundo Nôvo)  07 de Setembro de 1957. Professora Dona Lili e sua turma

Velha Petrolândia: Paulo Mendes, Agobar, Valdemar (com a taça), Antônio de Eusébio - alguém sabe quem é o outro

Resumo da história da Velha Petrolândia

A colonização da região começou no século XVIII, quando foram fundadas as fazendas Brejinho da Serra e Brejinho de Fora. Os primeiros núcleos de povoamento surgiram onde havia uma frondosa árvore de jatobá e um bebedouro para o gado. Por causa disso, o povoado ficou conhecido como Bebedouro de Jatobá.

Em 1877, a região recebeu a visita do Imperador D. Pedro II, que ordenou a construção de um cais e de uma ferrovia que ligava economicamente o alto e o baixo São Francisco.

Em 1887, a sede do município de Tacaratu é transferida para o povoado de Jatobá que, mais tarde, seria elevada à categoria de cidade em 1 de julho de 1909. O município recebeu a atual denominação em homenagem ao Imperador D. Pedro II.

A história do município passou por uma enorme transformação nos anos 80 devido à construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga (também conhecida como Usina Hidrelétrica de Itaparica), que resultou na inundação da antiga cidade pelo lago de Itaparica e obrigou a transferência dos moradores para a atual cidade em 1988.

Atualmente o município de Petrolândia vem se tornando um dos mais importantes do interior pernambucano..

Veja abaixo fotos da Nova Petrolândia






Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos da Velha Petrolândia - Arquivo/José Torres - Petrolândia ontem, hoje e sempre
Relatos: José Torres e Assis Ramalho
Fotos da Nova Petrolândia: Pablo Silva

2 comentários:

  1. Saudades da velha Petrolândia, onde passei minha infância. Adorei ver a bodega de Desiderio, meu amado pai.

    ResponderExcluir
  2. Eu participei desse pelotão especial...o instrutor era Alberto de gerências....meu nome é berlindes..conhecido por nenê de preta...eu depois de alguns anos fui o instrutor do primeiro pelotão especial feminino....boas lembranças..Petrolândia terra que eu amo muito.

    ResponderExcluir