quinta-feira, julho 18, 2019

CBHSF conhece de perto a realidade hídrica de Ibimirim


O Açude Poço da Cruz passa por uma das piores crises e está entrando em colapso hídrico, dizem especialistas (Foto: CBHSF)

Na última sexta-feira (12), um dia após a reunião ordinária Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, realizada em Ibimirim-PE, o grupo promoveu uma série de visitas técnicas a setores acadêmicos, projetos rurais e obras hídricas na cidade.

As visitas foram conduzidas pela pró-reitora de extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Ana Virgínia Marinho, e também pelo professor da mesma instituição, Abelardo Montenegro, que é membro da CCR Submédio.

Um dos primeiros locais visitados foram as Instalações do campus de extensão da UFRPE em Ibimirim. Lá, os participantes conheceram o projeto agrícola de cultivo de espécies da palma forrageira, irrigadas com a chamada água cinza, uma aposta da universidade no reuso e manutenção da água.


E já que o tema era água, nada mais adequado do que conhecer de perto a barragem do Açude Poço da Cruz, o maior reservatório já construído em Pernambuco. Sob a crista do talude da barragem, o grupo conheceu um pouco do histórico da construção do Açude, sua importância e a situação alarmante dos níveis de água atuais. “Os problemas são diversos, mas o fato é que temos hoje um dos mais importantes reservatórios do estado entrando em colapso hídrico”, alertou o professor Abelardo Monteiro, especialista na área.

As visitas continuaram durante toda a manhã. O grupo também conheceu o vertedouro da barragem de Poço de Cruz, estações de represamento ao longo da barragem, e projetos irrigados com água de poços subterrâneos.

O coordenador da CCR Submédio, Julianeli Lima, destacou a relevância das visitas para ampliar a percepção dos membros sobre a realidade hídrica local e como esta situação pode reverberar em toda a Bacia do São Francisco.

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Ricardo Alves
*Fotos: Ricardo Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário