quarta-feira, maio 15, 2019

Reeducandos terão chance de voltar aos estudos na rede municipal de Olinda



Uma parceria entre a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e a Prefeitura de Olinda vai permitir que os egressos do sistema prisional que não concluíram o ensino fundamental possam retornar à sala de aula. Os beneficiados trabalham na Cidade Patrimônio através de um convênio de empregabilidade que a SJDH mantém com a gestão municipal. A iniciativa foi anunciada pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico e pelo prefeito de Olinda, Professo Lupércio, nessa terça-feira (14).

Para garantir que os apenados recomecem a vida, não só pelo trabalho, mas também pelos estudos, eles vão estudar por uma metodologia semelhante a do EJA – Educação de Jovens e Adultos - e tem início no segundo semestre deste ano. O número de alunos e o início das aulas, que devem ocorrer no período na noite, ainda estão em definição. “Não existe cidadania sem educação e trabalho. Por isso, seguimos firmes na ampliação desses convênios, sempre buscando alternativas que promovam a reinserção digna dessas pessoas à sociedade. Nunca é tarde para tentar ser alguém melhor” aponta Eurico.

Os cumpridores são assistidos pelo Patronato Penitenciário, órgão vinculado à SJDH, responsável pelo atendimento psicológico, jurídico e viabilizar vagas de trabalho para os reeducandos que cumprem pena no regime aberto e livramento condicional. Em outros municípios, o Patronato também encaminha esse público para concluir os estudos por meio do EJA ou supletivo.

Em Olinda, 207 apenados trabalham na limpeza do sítio histórico, varrição de ruas e na manutenção de equipamentos históricos como a biblioteca municipal. Pernambuco já conta com 950 reeducandos que exercem atividades produtivas asseguradas pela SJDH em parceria com empresas públicas e privadas. O intuito é diminuir a reincidência criminal e reintegrar os cumpridores à sociedade. 

SJDH-PE
Foto: Ray Evllyn/SJDH

Nenhum comentário:

Postar um comentário