segunda-feira, abril 01, 2019

Diocese de Floresta-PE recebe a 2ª etapa da formação de delegados do Projeto Princesa Tamar nos próximos dias 12, 13 e 14



A coordenadora do projeto princesa Tamar, Cláudia leal, comunica as instituições participantes que nos próximos dias 12 , 13 e 14 será realizado na diocese de Floresta a 2ª etapa da formação de delegados do projeto PRINCESA TAMAR.

Nesta etapa contaremos com a presença do idealizador do projeto padre Moussa Serge Traore, um dos 25 padres da misericórdia do País.

"Para quem tem meu face já deve ter percebido que posto muitos casos de abusos, posto pra chamar atenção principalmente dos pais, para que tenham consciência que não é uma situação que só acontece na casa do vizinho, todos nós estamos vulneráveis. Se observar, a maioria dos casos são no seio familiar, são de pessoas que nos despertam confiança, pessoas que deixamos próximas dos nossos filhos. O Projeto Princesa Tamar vem para implantar uma cultura, nós queremos gerar um novo hábito de vida, estão matando nossas crianças, como diz o idealizador do Projeto Princesa Tamar, Padre Moussa Serge Traore: não é uma penetração por um órgão genital masculino, é uma faca que entra , rasga, fere e mata. Ali não mais existe uma vida, as cicatrizes não somem, pode se acostumar com a dor, aliás pra onde fugir?", frisou a Coordenadora Cláudia Leal.


Saiba mais sobre o Projeto Princesa Tamar
O Projeto Princesa Tamar é um projeto focado na prevenção. Os casos de abusos sexuais que podem se apresentar são encaminhados para os devidos órgãos competentes. O objetivo é a proteção dos menores contra os abusos sexuais, agindo de tal modo que não aconteça o abuso, bem como gerar uma cultura capaz de evitar que essas situações não só não aconteçam, mas que não encontrem espaços para serem ocultadas e perpetuadas, como escreveu o Papa Francisco na carta ao povo de Deus, em 20 de agosto de 2018.

As atividades do projeto tiveram início no ano de 2016, quando o Pe Moussa Serge foi nomeado, pela Congregação a qual pertence, como Delegado para a Proteção das Crianças no Brasil. "Os delegados são missionários que se comprometem com a proteção dos menores, atuam nos casos de acusação de abuso sexual e assessoram as autoridades nos procedimentos nos países onde eles trabalham", afirma o Pe Moussa Serge, que recebeu, ainda em 2016, uma formação oferecida pelo Centro de Proteção da Criança da Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Essa é uma triste realidade, mas estas crianças e adolescentes não estão sozinhos, embora se sintam desta forma quando os abusos acontecem. No Antigo Testamento, no livro de Samuel, capitulo 13, uma princesa também se sentiu sozinha. Filha do rei Davi, a princesa Tamar foi violentada pelo meio-irmão, Amnon. Ao perceber que seria estuprada, a princesa Tamar clamou "Não, meu irmão, não me violentes”, mas não foi escutada por Amnon, que havia se apaixonado por ela, e o crime aconteceu.

Por: Cláudia Leal
Coordenadora do Projeto Princesa Tamar

Nenhum comentário:

Postar um comentário