terça-feira, março 05, 2019

Incêndio florestal atinge há três dias área do Parque Monte Pascoal



Há mais de três dias, funcionários da prefeitura de Porto Seguro, no sul da Bahia, tentam combater focos de incêndios florestais que atingem a região. Entre os pontos mais afetados está a área conhecida como Vale dos Búfalos, próximo aos povoados de Itaporanga e Caraíva. A área abriga o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal.

Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o parque tem mais de 22,3 mil hectares de extensão. A unidade de conservação foi criada em 1961 para preservação de remanescentes da Mata Atlântica do Nordeste e proteção da área que é marco do descobrimento do país.

O Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia foi acionado para reforçar o combate aos focos de incêndio. De acordo com a prefeitura de Porto Seguro, agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, incluindo o secretário Bené Gouveia, responsável pela pasta, estão próximos dos locais mais atingidos, acompanhando de perto as ações de combate às chamas.

“A secretaria tem fornecido ferramentas e todo o apoio logístico necessário aos brigadistas, como alimentação, água, combustível, primeiros socorros e produtos de higiene pessoal”, informou, em nota, a assessoria da prefeitura.

Funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do ICMBio também estão no local. A situação em Porto Seguro se agravou em função da estiagem e altas temperaturas. Há mais de 100 dias não chove na região.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário