sábado, janeiro 26, 2019

Lei exige veterinários em todos os pet shops, canis e gatis do estado de Pernambuco



Uma novidade deve trazer alívio para os tutores e amantes de pets em Pernambuco. A partir de julho, todo pet shop, canil e gatil deverá ter um Responsável Técnico (RT) médico veterinário inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). O profissional será responsável por fazer o acompanhamento da saúde e manejo sanitário em estabelecimentos que abriguem animais, ainda que temporariamente.

A medida é prevista pela Lei nº 15.536, estabelecida no dia 9 de janeiro deste ano. Com a medida, Pernambuco se torna o primeiro estado brasileiro a exigir médico veterinário como em RT em reprodução, criação, compra, venda e doação de animais em estabelecimentos comerciais.

De acordo com a médica veterinária Erivânia Camelo, o RT possui o papel de manter fiel o registro das atividades e orientar, não somente o proprietário do estabelecimento, como todos os empregados sobre medicamentos à venda, procedimentos permitidos e as melhores técnicas de manejo dos bichinhos.

“O RT tem como objetivo não somente garantir a saúde dos animais expostos, doados ou vendidos, mas também monitorar eventuais zoonoses que os animais possam ter”, explica. Atualmente, o CRMV-PE realiza o trabalho de fiscalização e exige por norma o registro de pet shops, canis e gatis. Com a nova lei, a expectativa é de que a fiscalização seja intensificada.

Por: Portal OP9

Nenhum comentário:

Postar um comentário