segunda-feira, dezembro 10, 2018

Fórum Estadual de Convivência com o Semiárido é instalado na Bahia

Fotos: André Frutoso/SDR-BA

Foi instalado oficialmente, no dia 30 de novembro passado, o Fórum Estadual de Convivência com o Semiárido, durante a 9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece no Parque de Exposições de Salvador.

O intuito é atender aos objetivos estabelecidos pela Política Estadual de Convivência com o Semiárido e observará os demais planos e políticas públicas do estado e entes federativos.

O Fórum é composto por um total de 26 membros entre representantes do poder público, do meio acadêmico, de entes privados e outras organizações da sociedade civil organizada.

O secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, destacou a luta dos movimentos sociais e a força da agricultura familiar: “Estar neste evento de instalação do Fórum do Semiárido, dentro dessa feira, tem uma simbologia muito forte, porque a gente consegue ligar o resultado da luta e esforço dos movimentos sociais. Não é fácil mobilizar os segmentos da agricultura familiar a alcançarem um certo grau de qualidade dos produtos, da beleza dos artesanatos, em uma rodada de negócios com empresários, em paralelo a um evento internacional do agronegócio, a Fenagro. Estamos mostrando a força e a potência da agricultura familiar”.

O coordenador da Articulação do Semiárido (ASA), Neidson de Quintela Batista, considera que o Brasil está em um momento político de maior importância implantando essa política de convivência com semiárido: “Queremos matar a perspectiva de combate a seca, de estiagem, implementar a perspectiva da convivência com o semiárido, com sua cultura, sua gente e seu modo de produzir. Temos muitos desafios, mas construímos coletivamente uma lei que podemos dizer, com tranquilidade, que pode ser exemplo pra nossa nação”.

Após a instalação, foi realizada a primeira reunião do Fórum, que, entre outros assuntos discutiu a elaboração do Plano Estadual de convivência com o Semiárido.

Os dispositivos da Lei nº 13.572/2016 estabelecem a Política Estadual de Convivência com o Semiárido como componente estratégico do desenvolvimento sustentável do Estado da Bahia, sendo um instrumento de gestão e planejamento intersetorial e transversal de políticas e programas governamentais e ações da sociedade civil.

O secretário da Casa Civil e secretário executivo do Fórum, Bruno Dauster, afirmou que o Governo vai buscar manter os investimentos feitos nesse primeiro Governo: “O objetivo do Fórum vai ser manter o foco, com muita força, na questão de geração de emprego e renda, de atenção das necessidades do desenvolvimento socioeconômico da nossa terra”.

Fonte: SDR-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário