sábado, outubro 20, 2018

Raposa, gavião, preguiça, papagaios e cascavéis são entregues à CPRH

Com exceção dos papagaios, que eram criados em cativeiro, animais silvestres foram resgatados no Grande Recife (Foto: CPRH/Divulgação)

Uma raposa encontrada em um galpão, três papagaios que eram criados em cativeiro, uma preguiça que apareceu em um condomínio, um gavião ainda filhote visto preso em arbustos e duas cascavéis – uma resgatada pelo Corpo de Bombeiros e outra entregue ao mesmo grupamento por um morador. Esses são os novos animais silvestres – encontrados no Recife e municípios da Região Metropolitana – que passarão por avaliação e acompanhamento no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), antes de serem devolvido à natureza.

A raposa comum (Cerdocyon thous), que chegou a ser confundida com um cachorro, foi vista na noite da quinta-feira (18) entocada em ferragens de um depósito de uma divisão do Consórcio Grande Recife que fica próximo à Lagoa do Araçá, na Imbiribeira. Foi então resgatada e alimentada. A entrega foi feita na manhã desta sexta (19) pelo supervisor de Manutenção Robson Oliveira no próprio Cetas, no Bairro da Guabiraba, Zona Norte do Recife.

Dos três papagaios-verdadeiro (Amazona aestiva), dois eram criados em Jardim São Paulo, Zona Oeste do Recife, e o outro em Salgadinho, Olinda. As entregas voluntárias foram feitas na sede da CPRH, também nesta sexta (19), pela estudante Renata Vieira e pelo senhor José Geraldo da Silva. No seu caso, Renata contou que os dois papagaios apareceram em Jardim São Paulo há dois meses e foram criados por uma tia, que não sabia tratar-se de crime ambiental. Soube recentemente, quando assistiu a uma reportagem na televisão.

Já o senhor José Geraldo relatou que convenceu a mãe, de 85 anos e que criava o papagaio há 15, em Salgadinho, que o melhor para a ave é que fosse criada solta, junto com outras da espécie. Se informou sobre o trabalho da Agência ambiental e formalizou a entrega. Depois de passar pelo Cetas, os papagaios serão incorporados ao projeto Papagaio da Caatinga, que reabilita indivíduos da espécie – ameaçada de extinção – no Sertão pernambucano.

GAVIÃO, PREGUIÇA, CASCAVÉIS – Outra entrega desta sexta foi a de uma preguiça-de-garganta-marrom (Bradypus variegatus), adulta, que apareceu em área do Condomínio Privê Dois Irmãos, em Sítio dos Pintos, Zona Norte do Recife. Moradores protegeram o mamífero e um deles, o autônomo Rémulo Valadares, fez o transporte até a CPRH. Já o gavião-carijó (Rupornis magnirostris) foi resgatado pelo biólogo Diego Victor, da Trilogiabio, em área do bairro de Casa Amarela, também na Zona Norte. E as duas cascáveis (Crotalus durissus) foram levadas à CPRH por integrantes do Grupamento de Bombeiros de Prazeres, Jaboatão dos Guararapes. A primeira, adulta, foi resgatada, após chamado, no loteamento Guabiraba, no Cabo de Santo Agostinho. A segunda, filhote, foi entregue no grupamento por um morador de Jaboatão.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário