segunda-feira, outubro 29, 2018

Projeto de irrigação será modelo de gestão e acompanhamento no ProRural


Comissão formada por técnicos de vários setores da Instituição estarão semanalmente nas propriedades beneficiadas para dar suporte desde a produção até a comercialização dos produtos da agricultura familiar (Foto: ProRural/Divulgação)

Os 30 beneficiários da Associação Desenvolvimento Agroindustrial de Serro Azul (ADASA) receberam, na última segunda-feira (22), a visita de gestores e técnicos do ProRural para reunião de acompanhamento do projeto de instalação de kits de irrigação que contempla 11 comunidades do município de Palmares. No encontro, que aconteceu na sede da Prefeitura, os agricultores familiares conheceram o plano de gestão do investimento que será modelo para o sucesso de muitos outros.

A partir de agora, as propriedades que já estão com os kits de irrigação implantados, receberão, semanalmente, a visita de profissionais das áreas do social, de meio ambiente e sustentabilidade, negócios e produção, que darão assistência técnica aos beneficiários. O objetivo é tornar modelo de excelência um formato de acompanhamento que garantirá o sucesso dos empreendimentos financiados pelo Governo de Pernambuco e que devem alavancar, sobretudo, a fruticultura da região.


A implantação dos sistemas está a todo vapor pela empresa contratada e, em 17 propriedades contempladas os equipamentos de microaspersão já estão irrigando plantações de banana e outras frutas, grãos, raízes, tubérculos e outros cultivares. Com o auxilio dos técnicos, alguns agricultores já entenderam que com esse tipo de irrigação, onde a aplicação de água e fertilizantes atinge um maior volume de solo explorado pelas raízes das plantas, eles podem trabalhar culturas consorciadas, aumentando assim seus ganhos e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida de todos.

Para o diretor Geral do ProRural, Fábio Fiorenzano, o sistema de irrigação que os beneficiários estão recebendo é o que há de mais moderno no mercado e se utilizado de forma eficiente trará grandes ganhos para a agricultura familiar da região. “Estamos oferecendo o que há de melhor e vamos acompanhar para que os sistemas possam trazer todo o benefício possível. Apesar de o sistema ser de fácil instalação, operação e manutenção, nossos técnicos estarão lado a lado dos agricultores para que os benefícios sejam aproveitados em sua totalidade e potencialidade.

O setor jurídico do ProRural também esteve presente na reunião desta segunda-feira. A ideia foi esclarecer para os agricultores que, além dos benefícios, eles ganham também responsabilidades, como a manutenção, cuidados e compromissos com a preservação dos equipamentos cedidos. Todos assinaram um Termo de Compromisso e ouviram explicação sobre como devem proceder nas situações citadas como irregulares nos contratos”.

Conheça e curta a página oficial do PRORURAL no Facebook:  www.facebook.com/proruralsara
ProRural - Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária 

Nenhum comentário:

Postar um comentário